Campinas Contra a Redução da Maioridade Penal é tema de debate

Campinas Contra a Redução da Maioridade Penal é tema de debate

Nesta sexta-feira (22) acontece o debate “Campinas Contra a Redução da Maioridade Penal”. Será às 19h, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas.

Entre os debatedores estão os vereadores Gustavo Petta (PCdoB-Campinas) e Ari Friedenbach (PROS/SP); o deputado Federal e membro da Comissão de Direitos Humanos, Orlando Silva (PCdoB); o coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro; a psicóloga  Forense, Maria de Fátima Franco dos Santos, a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Dra. Ângela Soligo; o Cientista Social e professor da PUC-Campinas, Arnaldo Lemos Filho; o presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, Paulo Mariante; o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Campinas, Tagino Alves dos Santos; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria José Jeremias; a advogada e coordenadora do Curso de Direito da USF, Dra. Adelaide Albergaria e o Defensor Público da Vara da Infância e Juventude de Campinas, Dr. Edgar Pierini Neto.

O debate tem apoio do Conselho Tutelar, Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro-Campinas), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), DCE da Unicamp, Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da Prefeitura Municipal de Campinas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Área Juventude, Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) e Pastoral da Criança.

O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas fica na Av. Anchieta, 20 – Centro.

Sobre a PEC que reduz a maioridade penal

No final de março passado foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal a proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A PEC que foi apresentada em agosto de 1993 ficou mais de 21 anos parada e agora volta ao centro do debate pelas mãos da bancada conservadora da Câmara que defende que, supostamente, a proposta está de acordo com a Constituição Federal e não fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O documento prevê que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum.

Hoje, a partir dos 12 anos, qualquer adolescente é responsabilizado pelo ato cometido contra a lei. Essa responsabilização, executada por meio de medidas socioeducativas previstas no ECA, têm o objetivo de ajudá-lo a  recomeçar e a prepará-lo para uma vida adulta de acordo com o socialmente estabelecido. É parte do seu processo de aprendizagem que ele não volte a repetir o ato infracional.

É certo que a redução da maioridade penal ampliaria a desigualdade enfrentada pelos jovens negros na sociedade brasileira que são 2,5 vezes mais vítimas de armas de fogo do que brancos – decorrentes de abordagens arbitrárias das polícias, das balas perdidas entre traficantes ou a eles mesmos, em uma das poucas alternativas de trabalho e ocupação que é o próprio tráfico de drogas -, segundo o Mapa da Violência 2015.

De acordo com o portal 18 Razões Para a Não Redução da Maioridade Penal “não há dados que comprovem que o rebaixamento da idade penal reduz os índices de criminalidade juvenil. Ao contrário, o ingresso antecipado no falido sistema penal brasileiro expõe as(os) adolescentes a mecanismos/comportamentos reprodutores da violência, como o aumento das chances de reincidência, uma vez que as taxas nas penitenciárias são de 70% enquanto no sistema socioeducativo estão abaixo de 20%. A violência não será solucionada com a culpabilização e punição, mas pela ação da sociedade e governos nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas que as reproduzem. Agir punindo e sem se preocupar em discutir quais os reais motivos que reproduzem e mantém a violência, só gera mais violência”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou recentemente à mídia que é contra a redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos e que está “preocupada” com a tramitação da PEC que prevê a alteração da lei.

Isso quer dizer que não adianta endurecer as leis, mas melhorar o atendimento da Fundação Casa e o sistema prisional brasileiro cumprindo as leis já existentes.

Com a aprovação pela CCJ a Câmara Federal criará uma comissão especial para analisar a proposta. Só depois de ser votada duas vezes na Câmara e de passar pelo Senado (também em duas votações) é que poderá, se for aprovada, virar lei. A tramitação da PEC ainda pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal(STF).

Com informações dos portais: 18 Razões Para a Não Redução da Maioridade Penal e Vermelho / Imagem: Polos de Cidadania (via Google)

Artigos relacionados

Notícias Gerais

Fepesp inicia negociações no Ensino Superior

As negociações intersindicais da Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior tiveram início nesta semana. Na última segunda-feira (15), a Fepesp, em nome de 26 sindicatos que representam 80% dos professores

Notícias Gerais 0 comentários

Entrevista com o professor Augusto César Petta, ex-presidente da Contee

No mês passado, o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), criado em 1985. Completou três décadas de atuação e acompanhamento da evolução da luta dos trabalhadores, dos

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!