Fepesp inicia negociações no Ensino Superior

Fepesp inicia negociações no Ensino Superior

As negociações intersindicais da Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior tiveram início nesta semana. Na última segunda-feira (15), a Fepesp, em nome de 26 sindicatos que representam 80% dos professores e grande parte dos auxiliares, se reuniu com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) na primeira rodada de negociação. Também estiveram presentes as duas outras federações que representam professores e auxiliares no Estado de São Paulo.

A primeira reunião teve como objetivo estabelecer o cronograma das negociações. A comissão coordenada pela Fepesp, atendendo à deliberação das assembleias, apresentou um rol de cláusulas cujas redações pretende manter, o que corresponde a quase 70% da Convenção Coletiva de Trabalho. Com a concordância das outras delegações sindicais, o representante patronal se comprometeu a responder e apresentar as modificações que pretende introduzir até a próxima quinta-feira.

Embora os grandes grupos educacionais tenham sido beneficiados por fusões, altas de mensalidades e programas governamentais, o assessor jurídico patronal fez alusão à conjuntura econômica e disse esperar que as negociações não se estendam por muito tempo, por temer que as mantenedoras tenham dificuldade em saldar diferenças salariais acumuladas.

Os representantes da Fepesp concordaram em acelerar o processo de negociação, propondo-se a realizar mais de uma reunião por semana, se for necessário. Ainda nesta semana haverá uma reunião das três federações para unificar as redações de cláusulas que pretendem modificar, conforme deliberação das assembleias.

A comissão da Fepesp é coordenada pelo professor Celso Napolitano e composta pelos professores Luiz Antonio Barbagli (São Paulo), Walter Alves (Santos), Ademir Rodrigues (Presidente Prudente), Andréa Arada (Guarulhos), Claudio Jorge (Campinas), Gentil Gonçales (Vales) e Nelson Valverde (ABC).

Ficou acordado que as três federações negociarão em conjunto e que todas as rodadas serão às segundas-feiras. Assim, os resultados da Campanha têm validade para a categoria dos professores e a dos auxiliares em administração escolar de todo o Estado de São Paulo.

Confira as próximas datas:

Ensino Superior (Semesp) –  22/02, 29/02, 07/03 e 14/03

Obs.: Para que todos os professores e auxiliares acompanhem de perto a Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior, a Fepesp divulgará um boletim a cada rodada de negociação, além da constante atualização de notícias neste site e nas redes sociais.

Fonte: Portal Fepesp

Artigos relacionados

Notícias Gerais

Palestra: Conjuntura Político-econômica e Movimento Sindical

A Apropucc e vários sindicatos de Campinas e Região em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) realiza no dia 24 de setembro (quinta-feira), às

Notícias Gerais 0 comentários

Entrevista com o professor Augusto César Petta, ex-presidente da Contee

No mês passado, o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), criado em 1985. Completou três décadas de atuação e acompanhamento da evolução da luta dos trabalhadores, dos

Notícias Gerais 0 comentários

Editorial

Prezado(a) professor(a), Após um ano de intensas atividades e a necessidade de colocar nossa casa/sede em ordem, a Apropucc inicia o ano de 2015 com participação ativa no planejamento da

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!