Sinpro Campinas promove Encontro de Cultura e Educação indígena

Sinpro Campinas promove Encontro de Cultura e Educação indígena

Começa no dia 14 e vai até 21 de maio o Encontro de Cultura e Educação de Campinas e Região, numa promoção da cultura indígena e afro-brasileira, realizada pelo Sinpro Campinas e Região em parceria com o Ponto de Cultura Nina.

Na programação, estão previstas oficinas, exibição de filme, debates, rodas de conversas, apresentações artísticas e, no encerramento, uma grande Feira de Cultura Indígena com artesanato, danças e comida típicas.

As atividades acontecerão na sede do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), na Estação Cultura e na Câmara Municipal de Campinas.

O evento integra as comemorações dos 75 anos do Sinpro Campinas.

O objetivo é proporcionar espaços de construção, aprendizado, diálogos e valorização da arte e cultura dentro do ambiente escolar tendo como eixos principais a arte e as culturas tradicionais indígenas e de matriz africana dentro das escolas.

O encontro pretende reunir professores das redes de ensino público e privado, agentes culturais, arte educadores, gestores escolares, organizações culturais e estudantis, gestores públicos, sindicatos, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretarias de Cultura e de Educação de Campinas e outros especialistas que tenham trabalhos de destaque nesse tema.

A parceria entre Sinpro Campinas e Ponto de Cultura Nina irá mostrar como a Cultura qualifica a educação, a escola e pode ser mensurável. É preciso comprovar que estas políticas têm resultado no aprendizado. A integração dos movimentos de Educação Integral de todo País indica a importância da cultura na aprendizagem, na convivência escolar e para o projeto de currículo e de educação que queremos para o Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

14/05 – Sábado – 9 às 12h

Oficina – A Arte de Contar para Promover o Livro e a Leitura

Nesta oficina a Cia Narradores Urbanos proporcionara um vivencia em forma de aula espetáculo para que todos os presentes conheçam técnicas, conceitos e encantamentos sobre a arte de contar historias que podem ser utilizados com simplicidade em sala de aula para promoção do Livro e da leitura. Integrando saberes e fazeres tradicionais da tradição oral como recursos da contação de histórias– a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.

As vagas são limitadas, inscreva-se pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br. Haverá entrega de certificado de participação.

Local: Sede do Sinpro Campinas – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022

17/05 – Terça-feira – 19 às 22h

Cerimônia em Comemoração aos 75 anos do Sinpro – Diálogos sobre Cultura na Educação de Base – Mais Cultura nas Escolas

Nesta noite será a cerimônia comemorativa dos 75 anos do Sinpro. Tendo a história do Sindicado, Cultura e Educação como temas geradores desta noite celebração e reflexões entremeadas de atividades artísticas e culturais. Em uma ação política, pedagógica e cultural que visa dialogar com diversos agentes da cultura e educação, bem como: professores, arte educadores, orientadores pedagógicos, diretores de escola, gestores culturais, ativistas e representantes do poder público, que compõem estruturas e ações de cultura e educação na região de Campinas.

Local: Câmara Municipal de Campinas – Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta

19/05- Quinta-feira – 9 às 12h

Exibição do filme e debate com Marcos Aguiar/ Programa Índios na Cidade

Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro

21/05- Sábado – 9 às 12h

Roda de Conversa “A Cultura Indígena e Afro Brasileira nas Escolas –Lei 10.639 e Lei 11.645”

Local: sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022

As vagas são limitadas, inscreva-se pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br. Haverá entrega de certificado de participação.

21/05- Sábado – 10 às 20h

Feira de Cultura Indígena

A Feira de Cultura Indígena será um dia para vivenciar com a família a cultura indígena, através da exposição e venda de artesanato, apresentações de canto e dança, sessão de contação de histórias, pintura corporal e rodas de conversa.

A gastronomia da feira ficará por conta de barracas que comercializarão iguarias, como sucos naturais, milho, tapioca, açaí.

Com mais de 10 etnias representadas, a feira integra o Programa Índios na Cidade, da Opção Brasil, que se orienta pela contribuição com os povos e etnias que vivem no contexto urbano, para a geração de trabalho e renda, atuação em políticas públicas para esta parcela da população indígena, empoderamento, afirmação e valorização de sua cultura.

Local: Sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias

Campanha Salarial 2017: a pauta está na mesa

Nossa Campanha Salarial 2017 está em curso. Nesta sexta-feira (16) as entidades patronais receberam formalmente nossa pauta de reivindicações, dando início às negociações para renovação de nossas convenções e acordos

Notícias

Pesquisa Nacional sobre a vida dos professores na quarentena

Os professores do Departamento de Ciências Sociais (UFC), Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho,  estão realizando uma pesquisa sobre os vários elementos da vida social dos professores durante esse período de

Notícias 0 comentários

Nota da Apropucc sobre CPI dos Trotes

No final de maio a Apropucc protocolou na reitoria da PUC-Campinas um abaixo-assinado em apoio à professora Lúcia M. Quintes D. Gomes pela coragem e exemplo ético de ter sido

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!