Recesso é um direito previsto na Convenção Coletiva de Trabalho

O recesso escolar é um direito garantido pelas Convenções Coletivas de Trabalho a todos os professores de Educação Básica, do Sesi/Senai, Senac e da Educação Superior do setor privado no estado de São Paulo.

O recesso tem duração mínima de 30 dias, durante os quais nenhum professor pode ser convocado para trabalho. Em geral, ele é gozado entre dezembro e janeiro. O importante mesmo é que sejam garantidos os trinta dias de descanso, que não podem, de maneira alguma, coincidir com o período de férias.

Na Educação Básica, os 30 dias devem ser corridos. No Ensino Superior, a divisão é permitida desde que já estivesse prevista no calendário escolar do início de 2016. Ainda assim, é preciso que, pelo menos, 20 dias sejam gozados em janeiro de 2017. Os 10 dias restantes podem ser concedidos em outros dois períodos, não inferiores a cinco dias cada um.

No Sesi e no Senai, o recesso neste ano será de 30 dias corridos, assegurados exclusivamente para descanso, sem convocações para treinamento.

A maior diferença entre o recesso e as férias está na forma como eles são pagos. As férias são pagas antecipadamente junto com o adicional de 1/3.

O recesso é pago como um salário normal, na data habitual de pagamento (no máximo até o 5º dia útil do mês subsequente).

O direito ao recesso para quem pede demissão também está regulamentado nas Convenções e Acordos Coletivos.

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias

Segunda-feira (27/11) começa a eleição da nova diretoria da APROPUCC

A eleição da nova diretoria da APROPUCC começa na próxima segunda-feira (27/11) e vai até sexta-feira (01/12), por meio de votação eletrônica no link [https://go.tafner.net.br/APROPUCC]. Conforme o Regimento Eleitoral e

Notícias

Greve Geral: Por nenhum direito a menos!

Em todo o país as Centrais Sindicais e os movimentos sociais estão organizando a Greve Geral, convocada para 30 de junho. A Apropucc apoia essa iniciativa de luta em defesa

Notícias 0 comentários

Documentário: “Terceirizado, um trabalhador brasileiro”

No momento atual em que o argumento da moralidade esparrama pelo país, nada mais oportuno que examinar o fenômeno da terceirização, sobretudo pela coincidência de que nesse mesmo momento o

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!