Debate: Democracia Direta em Perspectivas

Debate: Democracia Direta em Perspectivas

No sábado (28), às 14h, acontece o debate “Democracia Direta em Perspectivas” organizado pelo Coletivo Vírus  com apoio do Sindipetro Unificado/Campinas (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo).

O encontro contará com o professor de Ciência Política da Unicamp, Wagner Romão, a deputada federal Ana Perugini, o historiador Célio Turino e o idealizador do Konsento.org (software desenvolvido para que todos, independente de sua posição política, possam se expressar e levar as ideias da população até às mãos dos governantes). Fábio Tanaka. Eles discutirão as iniciativas que existem para o exercício da Democracia Direta, mobilizações para aumentar a participação popular e pressionar o poder público para abrir canais de dialogo. Outros convidados ainda serão confirmados.

Na ocasião será reservado um momento para os presentes exporem suas opiniões e tirar dúvidas sobre o assunto. O debate será na sede do Sindipetro Unificado/Campinas localizado na Rua Conego Manoel Garcia, 1010, no Jd. Chapadão.

Confirme sua presença clicando aqui.

coletivo_virus

Coletivo Vírus

É um projeto autoral, formado por um grupo de pessoas com opiniões e posicionamentos políticos diferentes, mas que tem em comum o desejo de construir uma nova forma de pensar a política.

A proposta principal do coletivo é promover debates e rodas de conversas sobre temas pertinentes à política, estimulando a formação e disseminação de conhecimentos e pensamentos.

O nome surgiu da ideia de algo pequeno que se espalha, passando de pessoa para pessoa, o nosso vírus é conhecimento. O conhecimento construído de forma coletiva. Queremos hackear o sistema político criando uma massa crítica que permita estabelecer uma política mais participativa e justa.

A propaganda antipolítica é disseminada pela grande mídia, afastando e desinteressando a população e tornando o caminho da corrupção mais fácil para os maus intencionados. É preciso inverter essa situação e para isso precisamos conversar sobre política, conversar muito em todos os cantos, porque política é assunto sério e afeta diretamente a vida de cada um.

Debatedores

Fábio Bueno Tanaka Formado em Administração pela Universidade Metodista e MBA pela FGV. Trabalhou como gestor em diversos ramos da economia brasileira como aeronáutica, turismo, tecnologia, serviços, logística, mineradora e petroleira. Tanaka é idealizador do konsento.org plataforma de democracia direta e consenso progressivo. Hoje atua na defesa da democracia e da sustentabilidade.

Wagner de Melo Romão é doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor assistente do Departamento de Ciência Política do IFCH-Unicamp e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (Unicamp) e Ciências Sociais (Unesp-Araraquara). Pós-doutorando pelo Centro de Estudos da Metrópole. Pesquisa temas ligados à democracia, participação, políticas públicas, partidos políticos e América Latina.

Ana Lúcia Lippaus Perugini, deputada federal, que iniciou sua trajetória nos movimentos populares e sociais da década de 1980, na defesa da agricultura familiar e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBS). Neste período, participou, juntamente com lideranças de Hortolândia e Sumaré, da criação do Partido dos Trabalhadores na cidade. A deputada é defensora da ampliação das políticas públicas para as mulheres. Atuou em defesa do orçamento regional participativo.

E Célio Turino, que atua há mais de 30 anos junto a movimentos sociais e culturais como os Movimentos estudantil (no final da ditadura), sindical (nos anos 80, tendo sido fundador do primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, em 1988), participou do movimento contra a Carestia, em Defesa da Amazônia, a Anistia, as Diretas Já! e outros.

Fonte: com informações do Coletivo Vírus e Carta Campinas

 

Artigos relacionados

Notícias

Planos de Saúde da Unimed terão reajuste de 15,2% a partir de 1º de agosto

Os professores usuários do plano de saúde da Unimed terão seus contratos reajustados em 15,2% a partir de 1º de agosto. O índice foi autorizado pela assembleia do dia 6

Notícias

Nota da Apropucc sobre episódio envolvendo Movimento Estudantil da PUCC

A Apropucc recebeu com surpresa a notícia de que alunos desta Universidade foram constrangedoramente filmados durante assembleia pelo setor de segurança e acionados judicialmente, em uma ação desproporcional, por parte

Notícias

Apropucc participa da Live ao Vivo “Conjuntura Nacional e a Defesa do Trabalhador, da Educação e do Serviço Público”

Nesta sexta-feira, 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a presidente da Apropucc, Silvana Suaiden, participa de uma live ao vivo para discutir a “Conjuntura Nacional e

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!