Filme e debate no MIS relembram os 90 anos das execuções de Sacco e Vanzetti

Dia 23/08 (quarta-feira) às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) será exibido o filme Sacco e Vanzetti (1971).

Em 23 de agosto de 1927 Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti foram executados na cadeira elétrica numa prisão estadunidense. Um caso flagrante de erro judicial que causou enorme indignação internacional. Manifestações de protesto ocorreram em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Mesmo sem provas, eles foram condenados à morte. A principal razão desta sentença injusta foi o preconceito social. Os dois eram imigrantes italianos e anarquistas. Na época, os Estados Unidos viviam em meio a uma onda anticomunista. Milhares de militantes de esquerda acabaram sendo presos e centenas deportados.

O filme Sacco e Vanzetti, drama político ítalo-francês de 1971, dirigido por Giuliano Montaldo, trata desse episódio trágico da história estadunidense. Estrelado por Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes. Outro destaque é a belíssima trilha sonora feita pelo maestro Ennio Morricone e interpretada por Joan Baez.

Durante a ditadura militar o filme foi proibido no Brasil e somente pode ser exibido em 1980, quando do início do processo de abertura política.

Sacco e Vanzetti (1971)

Um filme de Giuliano Montaldo

Estrelando Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes.

Música: Ennio Morricone e Joan Baez

Organização

O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas.

A promoção do evento é da Fundação Maurício Grabois (FMG), Instituto João Zinclar (IJZ), Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e União da Juventude Socialista (UJS). E o apoio é do Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Cidade (Muci), Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas (SMCC).

filme sacco vanzetti convite digital

Artigos relacionados

informativos

Impera o caos jurídico na legislação trabalhista

José Geraldo de Santana Oliveira (*) Como já foi fartamente noticiado, caducou-se, no dia 23, a Medida Provisória (MP) N. 808/2017, baixada (tecnicamente, seria editada, mas como, efetivamente, tem caráter

informativos

Formação Política e Sindical está na pauta da entidade

O presidente da Apropucc, Ednilson Arendit e as diretoras Eliane Rosandiski e Liliana Lima, junto da vice presidenta do Sinpro, Daniela Zancheta participam do “Curso Nacional de Atualização Política e Sindical:

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!