Nota de Apoio da Apropucc à greve na Unimep

Tendo em vista a situação caótica instalada pela Rede Metodista e os prejuízos causados aos professores, estudantes e funcionários da Unimep, a diretoria da Apropucc expressa publicamente apoio à greve deflagrada pela comunidade universitária.

Segue a nota de apoio:

 

NOTA DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES DA UNIMEP

A diretoria da Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas) apoia integralmente a greve dos professores, funcionários e estudantes da Unimep deflagrada na semana passada.

De forma autoritária a Rede Metodista, mantenedora do Instituto Educacional Piracicabano, adotou um sistema de tecnologia que está gerando instabilidade no meio educacional e prejudicando a vida acadêmica e funcional da comunidade universitária. Essa medida fere as condições de ensino e a autonomia universitária e descumpre, ainda, as normas internas da Universidade.

Essa manifestação pública se deve ao fato de que não se verifica no horizonte outro tipo de recurso contra a política de ingerência – acadêmica, administrativa e financeira – da Rede Metodista. Somado a isso, têm-se, ainda, o desrespeito a vários pontos da Convenção Coletiva de Trabalho dos docentes.

Assim, é legítima e necessária a greve contra uma infraestrutura antidemocrática e condições de trabalho e ensino precarizadas.

Essa situação precária vivida pelos professores e funcionários, que está sendo sentida pelos estudantes, pelos pais e pela comunidade, tornou-se elemento de ocupação discente em solidariedade aos mestres.

Diante da grave situação, a Apropucc apela para que a Rede Metodista e o movimento estudantil, que ora ocupa o campus Taquaral, solucionem esses conflitos de maneira pacífica e civilizada, respeitando o diálogo que deve sempre pautar as relações acadêmicas, de forma que não haja retrocesso nos pontos historicamente pactuados. E que não recaiam sobre os companheiros e companheiras, em luta por uma educação de melhor qualidade e condições de ensino e trabalho adequadas, o peso antidemocrático da repressão e punições, que tem fatidicamente penalizado os movimentos sindicais, estudantis e sociais brasileiros.

A diretoria da Apropucc reitera sua posição de respeito e defesa da liberdade de organização e do direito de greve e sua disposição de cerrar fileiras junto aos que lutam contra a mercantilização da educação.

Campinas, 14 de Agosto de 2017.

Associação dos Professores da PUC-Campinas

Artigos relacionados

informativos

Seminário Nacional de Educação Básica

A Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) está organizando o Seminário Nacional de Educação Básica sob o tema “Avanço dos grupos econômicos sobre a educação básica e

informativos

Pauta: previsão orçamentária, Contribuição Assistencial e Campanha Salarial 2017

O Sindicato dos Professores de Campinas e Região realiza no dia 26 de novembro, sua Assembleia Ordinária de Previsão Orçamentária para 2017, o valor da Contribuição Assistencial e também a

informativos

A quem interessa o fracasso da educação brasileira?

Coordenadora da Contee reflete sobre como os dados do Ideb podem ser utilizados para reforçar propostas como a Reforma do Ensino Médio Por Madalena Guasco Peixoto (*) A notícia foi

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!