8ª Semana da Educação de Campinas

Programacao-semana-da-educacao-2017Pensar em caminhos possíveis na busca de uma educação de qualidade para todos. Esta é a reflexão que a 8ª Semana da Educação de Campinas pretende despertar com uma programação que inclui 22 atividades gratuitas. Os eventos são voltados aos mais diversos públicos, que vão desde especialistas e profissionais da educação, até a população em geral interessada no tema.

A 8ª edição da Semana da Educação de Campinas é realizada pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE) através do Departamento de Educação da Fundação FEAC. A iniciativa reúne mais de 20 parceiros institucionais que tornam possível a execução de toda a programação, que acontece de 28 de setembro a 04 de outubro em diversos pontos da cidade.

Com o tema “Possíveis caminhos, soluções possíveis”, o objetivo da Semana da Educação é alcançar o maior número de pessoas. Para isso, a agenda de eventos vai além de palestras, painéis e oficinas e contempla ainda outras formas de linguagens como arte e cultura para abordar o tema educação.

Por isso, foram planejados debates, festival cultural, intervenções urbanas, oficinas, conferências, entre outras atividades. Confira a programação completa aqui (http://semanadaeducacao.org.br/programacao/).

Segundo Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação da FEAC, os eventos foram pensados de maneira a atrair um público maior. “Temos a expectativa de levar pessoas interessadas nos assuntos relacionados à educação para que tenham acesso a esse tipo de informação: saber sobre as novidades, tendências e possíveis caminhos a serem trilhados para conquistar cada vez mais uma educação de qualidade”, explicou. Ainda pensando na acessibilidade das atividades para o público, serão realizadas ações no sábado (30 de setembro) e domingo (1º de outubro).

Outro ponto importante da elaboração da programação da 8ª Semana da Educação é o envolvimento de parceiros de longa data, participantes de outras edições da Semana e a chegada de novos aliados. De acordo com Cláudia, os envolvidos participam da Semana  como apoiadores, cedendo espaços para a realização das ações, conduzindo atividades da programação ou iniciativas – que ofereçam um caminho ou solução na área educacional – ou ainda  ofertando  algum tipo de serviço, como veiculação gratuita da campanha publicitária que divulga a edição 2017 da Semana da Educação de Campinas.

“Considerando o tão complexo que é o sistema de educação e levando-se em conta que muitas instituições estão de fato atuando e buscando soluções, nossa proposta é que a Semana seja um espaço para que se apresentem iniciativas inspiradoras”, afirmou Cláudia.

Para Cristiane Annunciatto Stefanelli, coordenadora da Fundação Educar DPaschoal, participar da construção coletiva da Semana da Educação é importante, já que a temática vem ao encontro da missão da Fundação Educar. “Colocar a educação em debate com atores fundamentais para alcançarmos a qualidade é necessário e muito significativo para a cidade e, a Semana, é mais uma oportunidade para reflexão”, avaliou.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Os parceiros institucionais da 8ª Semana da Educação de Campinas são Sesc, Senac, Ecobrinquedoteca, Todos Pela Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Mozilla, Boomera, USP, Escola do Futuro da USP, Unicamp, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), Câmara Municipal de Campinas, Videocamp, Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Explorum.

Campanha

A Campanha Publicitária da 8ª Semana da Educação foi criada pela Agência Sala. As peças convidam a população de Campinas e região para participar dos diversos eventos que pretendem apontar caminhos e soluções possíveis para se alcançar uma educação com qualidade e acessível para todos. As peças publicitárias são filme para TV, spot para rádio, anúncios de mídia impressa, outdoor, além de cartaz, folder e materiais on-line a serem divulgados em portais de internet e redes sociais.

Para a divulgação da campanha, mais uma vez a mídia de Campinas gentilmente cedeu espaços em suas programações. As empresas parceiras que apoiam a 8ª Semana da Educação são Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão; Portal campinas.com.br; Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) – publicadora do jornal Correio Popular; as emissoras de Rádio Brasil Campinas, Globo-CBN,  Educativa e  Central, além das TVs Câmara,  TVB Record e EPTV Campinas. Clear Channel e Sim Mídia  também cedem espaços para veiculação de outdoor e filme em salas de cinema, respectivamente. O Iguatemi Campinas também apoia a divulgação da Semana com cartazes espalhados pelo centro de compras.

A Semana da Educação de Campinas faz parte do calendário oficial do município, segundo a Lei nº 14.045, de 07 de abril de 2011.

 

SERVIÇO

Saiba mais sobre a 8ª Semana da Educação de Campinas em www.semanaeducacao.org.br

8ª Semana da Educação de Campinas

Data: 28 de setembro a 04 de outubro

Informações: (19)3794.3511 – comunicacao@feac.org.br – dcom@feac.org.br

Fonte: Compromisso Campinas pela Educação

Clique aqui para acessar a programação completa do encontro.

Artigos relacionados

Notícias

Caravana da Democracia chega à PUC-Campinas

O movimento Caravana da Democracia, que já realizou mais de 80 eventos em universidades, escolas e espaços públicos de diversas cidades paulistas, chega nesta segunda-feira (9) à PUC-Campinas, onde promove

Notícias

Ciclo de Debate: O momento político atual e os desafios da classe trabalhadora

Nesta sexta-feira (10), das 8h30 às 18h, acontece o Ciclo de Debates “O momento político atual e os desafios da classe trabalhadora”. O evento tem como objetivo auxiliar na compreensão

Notícias

Comunicado: relatório da gestão 2014/2015

A Apropucc apresenta nesse comunicado um relatório da gestão para que a comunidade acadêmica acompanhe as ações e projetos desenvolvidos pela diretoria na gestão 2014/2015. Expor as demandas já realizadas

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!