Centrais sindicais emitem nota sobre a suspensão da greve geral do dia 5/12
As centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo emitiram nota nesta sexta-feira (1°) sobre a greve geral que estava agendada para a próxima terça-feira (5). Em sua manifestação, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) alegou que, diante da retirada da reforma da Previdência da pauta de votação da Câmara no próximo dia 6, “as centrais sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, decidiram suspender a greve nacional convocada para o próximo dia 5” (leia a nota completa). “Conclamamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a continuarem mobilizados, em estado de alerta”, acrescenta nota.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), no entanto, discordou da suspensão da paralisação. “Diante da posição adotada pela maioria das Centrais, da qual discordamos profundamente, e entendendo ser estratégico aprofundar a dificuldade do governo em arregimentar apoio para votar o projeto que acaba com o direito à aposentadoria do nosso povo, a CTB orienta sua base a permanecer em luta DIA 5 DE DEZEMBRO e realizar ATOS na porta das sedes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todas as cidades do país”, posicionou-se a CTB, também em nota.
Embora haja divergência quanto à paralisação, a orientação para uma mobilização permanente é um ponto consensual. Em sua manifestação pública, a Frente Brasil Popular, por exemplo, reafirmou seu “compromisso com a luta em defesa da aposentadoria”, convocando “todos os movimentos sociais para construir e mobilizar o Dia Nacional de Atos e Protestos em Defesa da Aposentadoria”. “A decisão de adiar a votação é uma vitória do movimento sindical e social, por isso mesmo devemos ampliar a mobilização, agitação e diálogo com a sociedade brasileira”, declarou a secretaria da Frente (leia a nota). Já a Frente Povo Sem Medo expressou que “compreende que a ameaça permanece, exigindo mobilização permanente dos setores populares contra este grave ataque do governo Temer”. “Por isso, de nossa parte, manteremos as manifestações de rua marcadas para o dia 5 em várias cidades brasileiras e apoiaremos todas as paralisações dos trabalhadores. Seguiremos com a orientação de unidade com a Frente Brasil Popular na construção destas atividades”, acrescentou.
Frente à decisão anunciada pela maioria das centrais sindicais de cancelar a greve do dia 5, e também diante da determinação de várias entidades de realizar na mesma data um dia de manifestações e luta, a Contee manifesta seu repúdio à reforma da Previdência e apoio a todas às manifestações e entidades sindicais, populares e democráticas que se somam nessa luta.
Fonte: Contee
Artigos relacionados
Psicodrama Público – Teatro da Vida: “O que eu deixo e o que eu levo para 2016”.
Na próxima quinta-feira (12), das 19 às 21, no Sesi Amoreiras, ocorre mais um encontro de Psicodrama Público – Teatro da Vida sobre o tema “O que eu deixo e
Saiba as datas das negociações da Campanha Salarial 2018
Campanha Salarial 2018: Negociações na Educação Superior Datas: 19/02 e 26/02 – As rodadas de negociações na Educação Superior já começaram. Todas as segundas-feiras a comissão da Fepesp, formada por
Emergência climática impulsiona campanha de doações para entidades culturais no Rio Grande do Sul
O Instituto Rabeca Cultural e o Projeto Revisitando o Brasil lançaram uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar doações para entidades culturais no Rio Grande do Sul, severamente afetadas
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!