Professores que não receberam as férias na data correta devem procurar o Sinpro
A CLT e as Convenções Coletivas de Trabalho dos Professores determinam o pagamento do salário de férias e o adicional de 1/3 em até 48 horas antes do início das férias. Os (as) docentes que ainda não receberam o pagamento, ou receberam em outra data devem entrar em contato com o Sinpro pelo e-mail juridico@sinprocampinas@gmail.com para tomarmos as devidas providências.
O não pagamento dentro do prazo pode dar direito de receber as férias em dobro numa ação trabalhista, conforme jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho:
SÚMULA Nº 450. FÉRIAS. GOZO NA ÉPOCA PRÓPRIA. PAGAMENTO FORA DO PRAZO. DOBRA DEVIDA. ARTS. 137 E 145 DA CLT (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 386 da SBDI-1) É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal.
Como devo receber o salário de férias?
Os professores e professoras têm direito a receber as férias acrescidas de um adicional de 1/3. O salário de férias corresponde ao total da remuneração mensal, nela incluídos o DSR e todos adicionais (hora-atividade, noturno, reuniões pedagógicas, hora extra etc.). Se as horas extras variam a cada mês, o valor deve ser calculado pela média.
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
CONVITE: Posse Solene Virtual da nova diretoria do Sinpro Campinas
O Sinpro Campinas e Região convida a categoria para a Posse Solene Virtual da sua nova diretoria, que será realizada dia 02/02 (terça-feira), às 17h30 pela plataforma virtual do Zoom.
Entidades dão início a ciclo de palestras sobre violência contra escolas
O Brasil vem presenciando um cenário crescente de atos de violência contra escolas, professores/as e alunos/as nos últimos anos. Atos muitas vezes praticados por jovens e adolescentes das mesmas escolas.
Eleições 2022 | Carta das Entidades reafirma compromisso com a Democracia
A APROPUCC (Associação dos Professores da PUC-Campinas), o SINPRO CAMPINAS (Sindicato dos Professores) e o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), às vésperas das eleições, aproveitam para
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!