Candidatos a deputado federal se enfrentaram em debate na PUC-Campinas

A Apropucc, Sinpro Campinas e PUC-Campinas promoveram nos dias 17 e 18 de setembro à noite, um debate entre candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, respectivamente.

No primeiro dia foram convidados os candidatos Dr. Jorge Venâncio Livre (PPL), Marcela Moreira (PSOL), Márcio Pochmann (PT), Patrícia Lélis (PROS), Guilherme Campos (PSD), Luiz Carlos Rossini (PV), Evandro Graton (REDE), José Ferreira Campos Filho – Dr. Campos (PDT), Rivaldo dos Santos Silva (PCO) e Juliana Augusto Cardoso (PR).

O programa foi dividido em blocos, com espaço para os candidatos responderem perguntas sobre fiscalização do dinheiro público, Reforma da Previdência, Preservação do Patrimônio Público, Ciência e Tecnologia, Lei de Resíduos Sólidos, Desmonte do Ensino e Saúde Públicas, Ecologia e Cultura, entre outros temas.

Os candidatos também fizeram perguntas entre si com temas livres e responderam perguntas da plateia.

O ponto alto do debate foi a discussão sobre as falhas no encaminhamento da CPI do Hospital Público Ouro Verde, propostas de como melhorar a assistência no SUS e o combate ao congelamento de verbas públicas e investimentos em equipamentos sociais impostos pelo governo de Michel Temer (MDB).

As discussões sobre a descriminalizações do aborto e da maconha também geraram bastante polêmicas dividindo as opiniões dos candidatos, trazendo à tona pontos de vistas políticos e religiosos. Surgiu ainda os posicionamentos sobre o projeto “Escola Sem Partido”, que visa cercear o direito dos professores discutir em sala de aula temas sociais ligados ao cotidiano dos estudantes.

Foi consenso entre os candidatos que o país é recordista em desigualdades e que o desemprego crescente está aprofundando esse abismo social. Várias propostas foram apresentadas para combater essa triste situação.

Apesar das soluções e ideias contraditórias, o espírito democrático e o respeito entre os candidatos e candidatas se manteve presente ao longo do evento.

O debate foi realizado no Auditório Dom Gilberto, no campus I da PUC-Campinas com transmissão ao vivo para o campus II.

A diretoria da Apropucc se orgulha de ser protagonista na organização de mais um debate eleitoral para discutir com a comunidade acadêmica e a população os dilemas da sociedade.

A eleição será realizada dia 7 de outubro (domingo).

Artigos relacionados

Notícias

IBGE faz radiografia da escolaridade dos brasileiros em 2016

PNAD Contínua 2016: 51% da população com 25 anos ou mais do Brasil possuíam apenas o ensino fundamental completo Editoria: Estatísticas Sociais Em 2016, cerca de 66,3 milhões de pessoas

Notícias 0 comentários

Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida

A grande mídia só fala em “déficit” da Previdência e necessidade de contrarreformas que destroem seu direito à aposentadoria, além de outros direitos sociais e trabalhistas. Na realidade, a Seguridade

Notícias

Hoje, lançamos a campanha “APROPUCC: 45 Anos de História, Luta e Avanços

Nas próximas semanas, até chegarmos ao dia 15 de outubro – data em que celebramos os 45 anos de fundação da APROPUCC, vamos relembrar fatos importantes da história, lutas e

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!