Projeto “Escola sem Partido” volta à Câmara de Campinas

Após 9 meses parado, o projeto “Escola sem Partido”, PLO 213/2017, do vereador Tenente Santini, volta para ser votado na Câmara Municipal de Campinas.

O projeto pretende eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento, e o mais grave, criminalizar o professor. Tal projeto nivela todo conhecimento à mera informação e elimina a problematização da realidade e da vida.

Mesmo com o repúdio de movimentos sociais, estudantes, sindicatos e professores e com a análise da Faculdade de Educação da Unicamp que qualificou o projeto como “deseducativo e autoritário”, o projeto foi aprovado em primeira votação no dia 04 de setembro de 2017.

Agora, o projeto volta à Câmara e é nosso dever barrar esse grande retrocesso para a educação e para a democracia.

O Sinpro Campinas e região manifesta-se contrário a esse projeto antidemocrático que fere a constituição e a educação, além de ser um grande retrocesso. Já conhecemos essa história e repudiamos toda tentativa de criminalizar o pensamento crítico e de romper com o ambiente de diálogo necessário para o saudável desenvolvimento de uma consciência cidadã e comprometida com a transformação democrática do meio social.

Professores, chegou o momento de pressionarmos os vereadores. Compareçam à Câmara Municipal nesta quarta-feira (26), às 16:30, no Ato Por Uma Escola Sem Censura, confirme sua presença no Facebook, clique aqui:

A diretoria da Apropucc rechaça essa proposta que ataca os nosso direitos e alerta a categoria para esses políticos, principalmente os que estão concorrendo às eleições 2018, mas já demonstram falta de compromisso com as nossas bandeiras de luta.

Pela liberdade dos professores e professoras em sala de aula, vamos barrar esse projeto!

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias

Em defesa do educador Paulo Freire

O legado de Paulo Freire está sendo contestado por grupos conservadores que, através de proposta ao Senado Federal, desejam retirar do nosso maior educador o título de Patrono da Educação

Notícias

Educação Superior: ao patronal, o ‘não’ das assembleias e os 9 pontos que resumem nossa negociação

A comissão de negociação dos sindicatos, coordenada pela Fepesp, voltou nesta quinta-feira (20/04) à mesa de negociações desta campanha salarial 2023 do Ensino Superior. Aos representantes das mantenedoras, foi apresentado

Notícias

Debate sobre perseguição aos professores e resistência

O Sinpro Campinas e região realizou, dia 10 de novembro, a roda de conversa para tratar sobre violência e perseguição ideológica aos professores. No evento, os professores presentes entenderam que

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!