Cineclube Outubro apresenta:” O vento será tua herança”

O CINECLUBE OUTUBRO apresenta neste sábado (23), às 16h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas o filme “O vento será tua herança”, de 1960. O Museu fica na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro e a entrada é gratuita.
cartaz vento sera tua herancaO diretor Stanley Kramer traz para as telas do cinema um caso que abalou os Estados Unidos nos anos 1920. Numa pequena cidade sulista um jovem professor é preso simplesmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin aos seus alunos, pois ela ia contra as teses criacionistas apregoadas nas igrejas locais. O julgamento tomou as páginas dos principais jornais. O filme mostra o clima de intolerância religiosa imperante e o inflamado debate desenvolvido entre os dois advogados do caso: o democrata-liberal Henry Drummond e o fundamentalista Matthew Harrison. Uma verdadeira batalha em defesa da escola laica naquele país. Um debate que adquiriu uma dramática atualidade depois do surgimento do movimento escola sem partido e das crescentes tentativas de por fim ao laicismo no ensino brasileiro.

Destaque para o brilhante desempenho de Spencer Tracy e Fredric March, representando os dois advogados em confronto. O filme foi indicado em quatro categorias do Oscar (melhor ator, roteiro adaptado, edição e fotografia p/b).

Comentadores: Herick Martin Velloso (Piu), professor de Física e diretor do Sindicato dos Professores de Campinas (Sinpro), autor de vários livros na área de Ciências pela Editora Saraiva e conferencista e delegado da Conferência Nacional de Educação 2010 e 2014 e Marcos Aparecido Lopes, professor da área de Literatura Portuguesa e Brasileira, no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

  • Diretor: Stanley Kramer
  • Atores: Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly entre outros
  • Duração: 127 minutos
  • Ano: 1960

Promoção: Cineclube Outubro e Coletivo de Educadores da Rede Municipal de Campinas. Parcerias:Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO); Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC); Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Cidade de Campinas (Muci) .

Fonte: Museu da Imagem e do Som

Artigos relacionados

Notícias

Reportagem TVT: reforma e a aposentadoria especial de professores

Na tentativa de reduzir os gastos públicos o governo Temer (PMDB) propôs uma Reforma na Previdência que estabelece uma idade mínima para homens e mulheres se aposentarem. A proposta valerá

Notícias

Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras

Nesta sexta-feira (23), às 19h, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas será realizada uma audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. A audiência contará com a participação

Notícias

Sinpro Campinas | Tribuna de Debates – Eleições Municipais 2020

Como em todo ano eleitoral, o Sinpro Campinas e região publica a Tribuna de Debates. Na edição deste ano teremos a Tribuna de Debates – Eleições Municipais 2020 totalmente virtual.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!