“Música e Poesia é o tema do Sarau do Professor | 18/09 (6ª feira) – 18h

banner_sarau_sinpro_18_09_20
A segunda edição do Sarau do Professor será em forma de roda de conversa com educadores e artistas sobre o tema “Vale a pena, com poesia”. A discussão será entremeada com leitura de poemas autorais e não autorais e vídeos de músicas.
Participarão do evento a secretária geral do Sinpro, Conceição Fornasari, como moderadora, as educadoras e poetas Tânia Pellegrini, Margarida Montejano, Kaká poeta e Rafael Carvalho, do tradicional Sarau da Dalva.
As falas e leituras dos poemas serão intercaladas pela apresentação da cantora Maíra Lemos.
O evento acontece na página do Facebook e no Canal do Youtube do Sinpro Campinas e região.
 “Tudo vale a pena se a alma não é pequena “ (Fernando Pessoa )
O tempo presente clama por outras formas de expressões. A literatura e a poesia é uma delas.
Pensando que a arte é uma das possibilidades de transformação do real, como vencer o desalento   do tempo presente?”.
Nesta perspectiva convidamos quatro educadores poetas, para compartilhar suas reflexões, suas leituras e seus poemas no Sarau “Vale a pena, com poesia.
Cabe lembrar o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, no qual a personagem de Robin Williams comenta que “não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance e amor… é para isso que vivemos” e sobre a necessidade de vivermos em um mundo em que existe arte.

 

Apresentação dos participantes
Moderadora: Profa. Conceição Fornasari – Secretaria geral do Sinpro Campinas e Região e secretária de assuntos culturais e educacionais da Federação dos Professores do estado de São Paulo . “Música e poesia iluminam nosso caminho”.
Tânia Pellegrini é Professora Emérita da UFSCar, Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora do Curso de Letras e da Pós-graduação em Estudos Literários da UFSCar. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Margarida Montejano da Silva-Pedagoga, Mestre pela Puc-Campinas e Doutora em Educação pela Unicamp.Supervisora Educacional da Rede Municipal de Campinas; pesquisadora do Loed/FE-Unicamp e produtora do Canal Literário “N’outras Palavras”, no YouTube.
Karina Vicentim – “Me foi dado o nome Karina, mas me descobri Kaká Poeta. Campineira, com sotaque carioca. Graduada em Letras pela Puc Campinas, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora de inglês por vocação, poeta por inspiração e platônica de profissão. Amo o pôr do sol, a Lua e as estrelas. “Me derreto com as palavras, todas elas. Fiz do amor minha religião. Escrevo para transbordar e me manter viva”.
Rafa Carvalho é poeta. Autodeclarado “neoqualquercoisista”. Espera o segundo filho, veio das periferias, tem 34 anos de vida e 16 de carreira, atuando como educador e às artes integradas. É o idealizador do Sarau da Dalva, tem dois livros publicados e trabalhos realizados em mais de 20 países, entre América, Ásia, África e Europa.
Maíra Lemos – A menina Maíra tinha sete anos de idade quando se apresentou como cantora em programas de TV. Gravou seu primeiro disco aos 10 anos; aos dezessete o segundo álbum, empreendedora nata, aos 21 anos fundou seu próprio Selo, o “Cerrado”. Atualmente concentra suas atividades por toda a região centro-oeste. Maira cada vez mais se perpetua como aquilo que verdadeiramente é: uma grande intérprete.
A segunda edição do Sarau do Professor será em forma de roda de conversa com educadores e artistas sobre o tema “Vale a pena, com poesia”. A discussão será entremeada com leitura de poemas autorais e não autorais e vídeos de músicas. Participarão do evento a secretária geral do Sinpro, Conceição Fornasari, como moderadora, as educadoras e poetas Tânia Pellegrini, Margarida Montejano, Kaká poeta e Rafael Carvalho, do tradicional Sarau da Dalva. As falas e leituras dos poemas serão intercaladas pela apresentação da cantora Maíra Lemos.

 

Artigos relacionados

informativos

Começa hoje o primeiro dia de eleição para a nova diretoria da APROPUCC

Mais uma vez a APROPUCC (Associação dos Professores da PUC-Campinas) entra em período eleitoral para a escolha da sua diretoria, para o biênio 2024-2025. A votação eletrônica começou às 8h

informativos

Abraço coletivo no Hospital da PUC-Campinas

Em agosto, a prefeitura do município de Campinas anunciou um corte no repasse da verba mensal destinada ao Hospital da PUC-Campinas (HMCP). Estima-se que o valor suprimido poderá chegar a

informativos

Lançamento do Livro: Um Bispo contra todas as cercas

                                   

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!