Novo apagão na ciência? Governo Bolsonaro anuncia mudança na plataforma Lattes

No ano passado, a base de dados acadêmicos ficou quase um mês fora do ar após pane no servidor do CNPq

O governo Bolsonaro, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu um comunicado onde informa que a partir desta segunda-feira (16) o acesso aos sistemas de Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irá mudar. 

WhatsApp Image 2022-05-15 at 20.17.50Segundo o governo, “será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”.

O comunicado também esclarece que “as credenciais serão as mesas já utilizadas no Currículo Lattes”.  

Diante de tal mudança e com temor de que ocorra um apagão de dados semelhante ao do ano passado, pesquisadores emitiram alertas e sugeriram a todos que utilizam as referidas plataformas, que façam o download de seus respectivos currículos Lattes.

 A pesquisadora Debora Diniz usou a suas redes sociais para alertar a comunidade científica e também sugerir que façam download de seus dados referentes a trabalhos acadêmicos.

“Não confie neste governo quando toca em algo tão fundamental à memória da comunidade acadêmica. Faça cópia de seu currículo Lattes hoje. Há uma ferramenta para salvá-lo em word. Faça isso. Repito: não faça apenas a cópia em PDF. Pode não acontecer nada. Pode ser só especulação. Mas você lembra a última vez que ficamos semanas sem acessar?”, escreveu Diniz.

Como salvar os seus dados acadêmicos

A partir do alerta, alguns pesquisadores compartilharam nas redes como fazer o download do currículo Lattes em word, reproduzimos abaixo:

1 – Acesse a sua conta em “atualizar currículo”;

2 – clique, no canto esquerdo, na parte inferior da tela, em “EXPORTAR CURRÍCULO”;

3 – ao abrir uma segunda tela, clique em “Exportar arquivo para (RTF)”, clique em confirmar;

4 – na tela seguinte, clique em “Selecionar todos”, no canto superior de sua tela, clique em confirmar. Pronto, depois que o arquivo estiver baixado, abra-o através do word (basta selecionar o arquivo com o botão direito do mouse e escolher o programa que deseja abri-lo, selecione o word).

Fonte: portal da Revista Fórum (texto e fotos)

Artigos relacionados

informativos

MIS Campinas apresenta filme “Queimada”

Nesta quarta-feira (6), às 19h30, o MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas exibe o filme “Queimada”, considerado um clássico do cinema político mundial. O filme do diretor Gillo

informativos

IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia. Desta

informativos

Contribuição Assistencial e Previsão Orçamentária 2019 são aprovadas em assembleias

No último sábado, dia 01, o Sindicato dos Professores de Campinas e região realizou assembleias importantes para a definição do futuro e da sustentação financeira da entidade. As primeiras assembleias

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!