Novo apagão na ciência? Governo Bolsonaro anuncia mudança na plataforma Lattes

No ano passado, a base de dados acadêmicos ficou quase um mês fora do ar após pane no servidor do CNPq

O governo Bolsonaro, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu um comunicado onde informa que a partir desta segunda-feira (16) o acesso aos sistemas de Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irá mudar. 

WhatsApp Image 2022-05-15 at 20.17.50Segundo o governo, “será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”.

O comunicado também esclarece que “as credenciais serão as mesas já utilizadas no Currículo Lattes”.  

Diante de tal mudança e com temor de que ocorra um apagão de dados semelhante ao do ano passado, pesquisadores emitiram alertas e sugeriram a todos que utilizam as referidas plataformas, que façam o download de seus respectivos currículos Lattes.

 A pesquisadora Debora Diniz usou a suas redes sociais para alertar a comunidade científica e também sugerir que façam download de seus dados referentes a trabalhos acadêmicos.

“Não confie neste governo quando toca em algo tão fundamental à memória da comunidade acadêmica. Faça cópia de seu currículo Lattes hoje. Há uma ferramenta para salvá-lo em word. Faça isso. Repito: não faça apenas a cópia em PDF. Pode não acontecer nada. Pode ser só especulação. Mas você lembra a última vez que ficamos semanas sem acessar?”, escreveu Diniz.

Como salvar os seus dados acadêmicos

A partir do alerta, alguns pesquisadores compartilharam nas redes como fazer o download do currículo Lattes em word, reproduzimos abaixo:

1 – Acesse a sua conta em “atualizar currículo”;

2 – clique, no canto esquerdo, na parte inferior da tela, em “EXPORTAR CURRÍCULO”;

3 – ao abrir uma segunda tela, clique em “Exportar arquivo para (RTF)”, clique em confirmar;

4 – na tela seguinte, clique em “Selecionar todos”, no canto superior de sua tela, clique em confirmar. Pronto, depois que o arquivo estiver baixado, abra-o através do word (basta selecionar o arquivo com o botão direito do mouse e escolher o programa que deseja abri-lo, selecione o word).

Fonte: portal da Revista Fórum (texto e fotos)

Artigos relacionados

informativos

Psicodrama Público – Teatro da Vida: “O que eu deixo e o que eu levo para 2016”.

Na próxima quinta-feira (12), das 19 às 21, no Sesi Amoreiras, ocorre mais um encontro de Psicodrama Público – Teatro da Vida sobre o tema “O que eu deixo e

informativos

Contee denuncia crescimento e concentração do ensino privado no Brasil

Na manhã desta quarta-feira, 21, Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, apresentou no Seminário Nacional Privatização da Educação no Brasil a pesquisa “A privatização da educação pública brasileira:

informativos

Leia e Assine | Carta em Defesa da Democracia no Brasil

A APROPUCC (Associação dos Professores da PUC-Campinas), o Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores) e o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) convidam para assinaturas individuais e de

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!