Nota de Pesar: Professor Rui Ribeiro de Campos
É com profundo pesar que a diretoria da Apropucc comunica o falecimento, neste sábado (8), do professor Rui Ribeiro de Campos.
O velório acontece neste domingo (9), a partir das 8h da manhã, no Cemitério Parque das Aléias, localizado na Alameda dos Flamboyants, s/n°, Jd. das Palmeiras, em Campinas/SP (saída para Sousas). O sepultamento será às 14h.
A Apropucc lamenta o falecimento e presta solidariedade aos familiares e amigos do professor Rui Ribeiro de Campos, desejando que ele descanse em paz!
Vida Acadêmica
Possui graduação em Filosofia e em Geografia e também mestrado em Educação pela PUC-Campinas (1997) e doutorado (2004) em Geografia (Organização do Espaço) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Concluiu (2014) um pós-doutorado sobre a obra de Vidal de La Blache, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicou os livros “Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos séculos XIX e XX”, “Geografia Política das Drogas Ilegais” e “África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos”.
Tinha experiência na área de Geografia no ensino médio e atuava nos seguintes temas: História da Geografia, Josué de Castro e Palestina.
Foi professor titular da PUC-Campinas de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro e Geografia Política. Lecionou geografia também no Colégio Pio XII e Colégio Notre Dame de Campinas.
Atualmente era professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Angra dos Reis.
Artigos relacionados
Governo Temer diz que geração de bico melhora mercado de trabalho
Caged aponta “geração” de 6 mil vagas com contrato intermitente de trabalho desde que Temer legalizou o bico com a reforma Trabalhista Escrito por: Marize Muniz Em 2017, ano em
TV Fepesp: Professores e a reforma das leis do trabalho
A CLT vai virar CLC – Consolidação das Leis do Capital? Entenda o que pretende a reforma trabalhista proposta pelo governo e como ela poderá afetar as suas relações de
Manual de defesa contra a censura nas escolas
Diante do avanço dos ataques aos professores, diversas entidades da educação e dos direitos humanos decidiram elaborar o “Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas”. A intenção é orientar
2 Comentários
Marcelo Soares Pereira
Novembro 10, 11:39