Sinpro Campinas promove Encontro de Cultura e Educação indígena
Começa no dia 14 e vai até 21 de maio o Encontro de Cultura e Educação de Campinas e Região, numa promoção da cultura indígena e afro-brasileira, realizada pelo Sinpro Campinas e Região em parceria com o Ponto de Cultura Nina.
Na programação, estão previstas oficinas, exibição de filme, debates, rodas de conversas, apresentações artísticas e, no encerramento, uma grande Feira de Cultura Indígena com artesanato, danças e comida típicas.
As atividades acontecerão na sede do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), na Estação Cultura e na Câmara Municipal de Campinas.
O evento integra as comemorações dos 75 anos do Sinpro Campinas.
O objetivo é proporcionar espaços de construção, aprendizado, diálogos e valorização da arte e cultura dentro do ambiente escolar tendo como eixos principais a arte e as culturas tradicionais indígenas e de matriz africana dentro das escolas.
O encontro pretende reunir professores das redes de ensino público e privado, agentes culturais, arte educadores, gestores escolares, organizações culturais e estudantis, gestores públicos, sindicatos, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretarias de Cultura e de Educação de Campinas e outros especialistas que tenham trabalhos de destaque nesse tema.
A parceria entre Sinpro Campinas e Ponto de Cultura Nina irá mostrar como a Cultura qualifica a educação, a escola e pode ser mensurável. É preciso comprovar que estas políticas têm resultado no aprendizado. A integração dos movimentos de Educação Integral de todo País indica a importância da cultura na aprendizagem, na convivência escolar e para o projeto de currículo e de educação que queremos para o Brasil.
PROGRAMAÇÃO:
14/05 – Sábado – 9 às 12h
Oficina – A Arte de Contar para Promover o Livro e a Leitura
Nesta oficina a Cia Narradores Urbanos proporcionara um vivencia em forma de aula espetáculo para que todos os presentes conheçam técnicas, conceitos e encantamentos sobre a arte de contar historias que podem ser utilizados com simplicidade em sala de aula para promoção do Livro e da leitura. Integrando saberes e fazeres tradicionais da tradição oral como recursos da contação de histórias– a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.
As vagas são limitadas, inscreva-se pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br. Haverá entrega de certificado de participação.
Local: Sede do Sinpro Campinas – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022
17/05 – Terça-feira – 19 às 22h
Cerimônia em Comemoração aos 75 anos do Sinpro – Diálogos sobre Cultura na Educação de Base – Mais Cultura nas Escolas
Nesta noite será a cerimônia comemorativa dos 75 anos do Sinpro. Tendo a história do Sindicado, Cultura e Educação como temas geradores desta noite celebração e reflexões entremeadas de atividades artísticas e culturais. Em uma ação política, pedagógica e cultural que visa dialogar com diversos agentes da cultura e educação, bem como: professores, arte educadores, orientadores pedagógicos, diretores de escola, gestores culturais, ativistas e representantes do poder público, que compõem estruturas e ações de cultura e educação na região de Campinas.
Local: Câmara Municipal de Campinas – Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta
19/05- Quinta-feira – 9 às 12h
Exibição do filme e debate com Marcos Aguiar/ Programa Índios na Cidade
Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro
21/05- Sábado – 9 às 12h
Roda de Conversa “A Cultura Indígena e Afro Brasileira nas Escolas –Lei 10.639 e Lei 11.645”
Local: sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022
As vagas são limitadas, inscreva-se pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br. Haverá entrega de certificado de participação.
21/05- Sábado – 10 às 20h
Feira de Cultura Indígena
A Feira de Cultura Indígena será um dia para vivenciar com a família a cultura indígena, através da exposição e venda de artesanato, apresentações de canto e dança, sessão de contação de histórias, pintura corporal e rodas de conversa.
A gastronomia da feira ficará por conta de barracas que comercializarão iguarias, como sucos naturais, milho, tapioca, açaí.
Com mais de 10 etnias representadas, a feira integra o Programa Índios na Cidade, da Opção Brasil, que se orienta pela contribuição com os povos e etnias que vivem no contexto urbano, para a geração de trabalho e renda, atuação em políticas públicas para esta parcela da população indígena, empoderamento, afirmação e valorização de sua cultura.
Local: Sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Professores aptos a votar devem preencher formulário para eleições do Sinpro
O Sinpro (Sindicato dos Professores) de Campinas e Região realizará, entre os dias 23 e 27 de novembro, as eleições para a escolha da Diretoria para o triênio 2021-2023. Em
2021 | “Chapa – Educação pela Democracia” é a única inscrita para a eleição online da Apropucc
Na última sexta-feira (22), encerrou o prazo para inscrição de chapa que concorre à eleição da nova diretoria da APROPUCC para o biênio 2022-2023. Neste pleito teremos chapa única, a
Grito d@s Excluíd@s de Campinas 2019
Neste sábado, 7 de setembro, tem a 25ª edição do Grito d@s Excluíd@s de Campinas, a partir da 9h, no Largo do Pará. Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!