Reportagem TVT: reforma e a aposentadoria especial de professores

Reportagem TVT: reforma e a aposentadoria especial de professores

Na tentativa de reduzir os gastos públicos o governo Temer (PMDB) propôs uma Reforma na Previdência que estabelece uma idade mínima para homens e mulheres se aposentarem.

A proposta valerá tanto para trabalhadores do sistema privado como para servidores públicos e atinge também os trabalhadores que têm direito ao regime de aposentadoria especial. Entre eles, os professores públicos que perderão o direito à aposentadoria com a redução de cinco anos na idade e no tempo de contribuição e os professores no ensino privado que perderão o direito à redução de cinco anos no tempo de contribuição. Esse direito foi conquistado pelos educadores em reconhecimento ao desgaste da profissão diante das condições precárias enfrentadas no sistema educacional.

A medida tem causado indignação nos professores porque, com o possível fim da aposentadoria especial e aumento do tempo de trabalho, eles  deverão passar mais tempo nas salas de aulas correndo o risco de desenvolverem problemas graves na coluna, nas cordas vocais, cardíacos, distúrbios psíquicos, lesões por esforços repetitivos, estresse, depressão, além de outras debilidades.

Para explicar como essa reforma pode ter consequência desastrosa para professores a TVT conversou com diversos especialistas, confira o vídeo:

Artigos relacionados

Notícias

Novo coronavírus (Covid-19) – Nota da Apropucc (16/03/2020)

Em virtude da situação de emergência de Saúde Pública, a Apropucc comunica que permanece atenta às informações oficiais acerca da evolução da propagação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Abaixo

Notícias

Centrais Sindicais convocam Greve Geral: 28/04 vamos parar o Brasil!

Nesta segunda-feira (27), as centrais sindicais se reuniram para definir a data de mobilização unitária contra as reformas de Temer. Estavam presentes todas as centrais, como a CUT, Força Sindical, UGT,

Notícias

Campanha Salarial do Superior | Assembleia Geral em defesa de direitos

O Sinpro Campinas está convocando os/as professores/as para uma Assembleia Geral Virtual que vai discutir e deliberar eventual proposta das mantenedoras de instituições de ensino superior privadas para o reajuste

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!