Especial Mulher: cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”

Especial Mulher: cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”

No ano passado o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) lançou a oitava edição da cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”, para marcar o Dia Internacional da Mulher.

Mesmo com o passar do tempo, o conteúdo do material continua bastante atual, didático e repleto de ilustrações do cartunista Carlos Latuff.

O material questiona a versão de que o 8 de março teria começado a partir de uma greve ocorrida em 1857 em Nova Iorque, quando teriam morrido 129 operárias queimadas vivas. A obra lembra que, ao contrário do que foi intensamente divulgado, o Dia Internacional da Mulher tem uma origem socialista, que remonta ao início do século 20. Inclusive o 8 de março foi fixado a partir de uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro (calendário russo) de 1917, na Rússia. Uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. Como escreveu Alexandra Kollontai, membro do Comitê Central do Partido Operário Social Democrata Russo, “nesse dia as mulheres russas levantaram a tocha da revolução”.

A cartilha ““A Origem Socialista do Dia da Mulher” explica a história desta data, que precisa continuar sendo lembrada com sua força revolucionária e transformadora.

Boa leitura!

Fonte: Núcleo Piratininga de Comunicação

Artigos relacionados

Notícias

Palestra Virtual | A Situação Atual dos Professores

Na terça-feira (25/10), às 17h, acontece a palestra virtual “A Situação Atual dos Professores”, com a professora Dalila Andrade Oliveira, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A palestra integra

Notícias

Rabeca Cultural debate as distintas visões sobre Brasília

A Rabeca Cultural, o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” e a Apropucc convidam para a conferência híbrida (online e presencial) sob o tema “Brasília…

Notícias 0 comentários

Nota Pública | Solidariedade às Vítimas das Graves Enchentes no Rio Grande do Sul

Confira a “Nota de Solidariedade às Vítimas das Graves Enchentes no Rio Grande do Sul” da diretoria da APROPUCC, divulgada nesta quarta-feira, 08/05.  

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!