Nota de Apoio da Apropucc à greve na Unimep
Tendo em vista a situação caótica instalada pela Rede Metodista e os prejuízos causados aos professores, estudantes e funcionários da Unimep, a diretoria da Apropucc expressa publicamente apoio à greve deflagrada pela comunidade universitária.
Segue a nota de apoio:
NOTA DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES DA UNIMEP
A diretoria da Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas) apoia integralmente a greve dos professores, funcionários e estudantes da Unimep deflagrada na semana passada.
De forma autoritária a Rede Metodista, mantenedora do Instituto Educacional Piracicabano, adotou um sistema de tecnologia que está gerando instabilidade no meio educacional e prejudicando a vida acadêmica e funcional da comunidade universitária. Essa medida fere as condições de ensino e a autonomia universitária e descumpre, ainda, as normas internas da Universidade.
Essa manifestação pública se deve ao fato de que não se verifica no horizonte outro tipo de recurso contra a política de ingerência – acadêmica, administrativa e financeira – da Rede Metodista. Somado a isso, têm-se, ainda, o desrespeito a vários pontos da Convenção Coletiva de Trabalho dos docentes.
Assim, é legítima e necessária a greve contra uma infraestrutura antidemocrática e condições de trabalho e ensino precarizadas.
Essa situação precária vivida pelos professores e funcionários, que está sendo sentida pelos estudantes, pelos pais e pela comunidade, tornou-se elemento de ocupação discente em solidariedade aos mestres.
Diante da grave situação, a Apropucc apela para que a Rede Metodista e o movimento estudantil, que ora ocupa o campus Taquaral, solucionem esses conflitos de maneira pacífica e civilizada, respeitando o diálogo que deve sempre pautar as relações acadêmicas, de forma que não haja retrocesso nos pontos historicamente pactuados. E que não recaiam sobre os companheiros e companheiras, em luta por uma educação de melhor qualidade e condições de ensino e trabalho adequadas, o peso antidemocrático da repressão e punições, que tem fatidicamente penalizado os movimentos sindicais, estudantis e sociais brasileiros.
A diretoria da Apropucc reitera sua posição de respeito e defesa da liberdade de organização e do direito de greve e sua disposição de cerrar fileiras junto aos que lutam contra a mercantilização da educação.
Campinas, 14 de Agosto de 2017.
Associação dos Professores da PUC-Campinas
Artigos relacionados
Técnicos do Ipea apontam risco de crescimento das ações trabalhistas com reforma
Técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que, se as instâncias de representação dos trabalhadores não forem fortalecidas, a reforma trabalhista não só prejudicará os trabalhadores como poderá
Coronavírus: Comunicado da Apropucc – 20/04/20
Seguindo o calendário do governo Estadual, a PUC-Campinas anunciou a prorrogação da quarentena para 10/05. Dessa forma, entramos na 6ª semana de Isolamento Social devido à Pandemia do Coronavírus (Covid-19). Atentos
IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia. Desta
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!