Cineclube Outubro apresenta:” O vento será tua herança”
O CINECLUBE OUTUBRO apresenta neste sábado (23), às 16h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas o filme “O vento será tua herança”, de 1960. O Museu fica na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro e a entrada é gratuita.
O diretor Stanley Kramer traz para as telas do cinema um caso que abalou os Estados Unidos nos anos 1920. Numa pequena cidade sulista um jovem professor é preso simplesmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin aos seus alunos, pois ela ia contra as teses criacionistas apregoadas nas igrejas locais. O julgamento tomou as páginas dos principais jornais. O filme mostra o clima de intolerância religiosa imperante e o inflamado debate desenvolvido entre os dois advogados do caso: o democrata-liberal Henry Drummond e o fundamentalista Matthew Harrison. Uma verdadeira batalha em defesa da escola laica naquele país. Um debate que adquiriu uma dramática atualidade depois do surgimento do movimento escola sem partido e das crescentes tentativas de por fim ao laicismo no ensino brasileiro.
Destaque para o brilhante desempenho de Spencer Tracy e Fredric March, representando os dois advogados em confronto. O filme foi indicado em quatro categorias do Oscar (melhor ator, roteiro adaptado, edição e fotografia p/b).
Comentadores: Herick Martin Velloso (Piu), professor de Física e diretor do Sindicato dos Professores de Campinas (Sinpro), autor de vários livros na área de Ciências pela Editora Saraiva e conferencista e delegado da Conferência Nacional de Educação 2010 e 2014 e Marcos Aparecido Lopes, professor da área de Literatura Portuguesa e Brasileira, no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.
- Diretor: Stanley Kramer
- Atores: Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly entre outros
- Duração: 127 minutos
- Ano: 1960
Promoção: Cineclube Outubro e Coletivo de Educadores da Rede Municipal de Campinas. Parcerias:Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO); Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC); Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Cidade de Campinas (Muci) .
Fonte: Museu da Imagem e do Som
Artigos relacionados
Sinpro Campinas alerta para estado de greve no Ensino Superior
Negociações com mantenedoras foram suspensas após insistência dos patrões em retirar direitos. Professores devem se preparar para mobilização. Caros professores do Ensino Superior, O Sindicato dos Professores de Campinas
Unicamp debate assédio moral
“Assédio Moral: A Unicamp não pode conviver com isso!” é o tema do debate que acontece nesta quarta-feira (25), às 9h, no Centro de Convenções da Unicamp. A intenção é
Palestra discute o impacto da Reforma da Previdência na vida do professor
A Reforma da previdência que está por vir pretende alterar todo o sistema previdenciário brasileiro, fazendo modificações até mesmo nas regras de quem já está aposentado. Diante dessa situação, a
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!