1º de Maio 2021| Resistência, Luta e Solidariedade

A mobilização pelo Dia da Trabalhadora e do Trabalhador começa nesta sexta-feira (30) com o lema “Resistência, Luta e Solidariedade!”.

Nesta semana o Brasil chegou a 400 mil mortos por Covid devido à incapacidade do governo Federal que adotou como política de governo a disseminação de Fake News, a indicação de medicamentos sem comprovação científica, o negacionismo da ciência e o atraso deliberadamente na compra das vacinas.

Com isso, mais de 100 mil brasileiros morreram nos últimos 36 dias e o ritmo de óbitos dobrou em 2021!

Neste 1º de Maio não temos nada a comemorar!

Vamos somar nossas forças contra esse (des)governo num grito uníssono por vacina para todos e todas, auxílio emergencial digno, volta às aulas apenas com imunização dos trabalhadores da saúde e da educação e pela quebra das patentes da vacina.

Devido ao crescimento da fome em nosso país, a carreata também será um evento de arrecadação de alimentos, por isso, se possível, leve a sua doação.

As Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, Frente pela Vida em Defesa do SUS, MST, Centrais Sindicais (CUT, CTB, Intersindicais e CSP- Conlutas) encabeçam essa manifestação. Mas não se trata de um ato puramente político ou partidário: é um protesto de luta e esperança… um apelo de brasileiros e brasileiras que não aguentam mais perder seus familiares para uma doença que não foi controlada por inércia do governo.

Chegamos a uma grave crise econômica e social onde 800 mil empresas foram fechadas durante a pandemia e 19,1 milhões de pessoas não têm o quer comer.

Segundo o IBGE, mais de 76 milhões de pessoas estão fora do mercado de trabalho, sem contar o aumento significativo de subempregos. Além disso, os dados mostram que são os trabalhadores os que mais morrem!

1º de Maio de Luta

Amanhã, 1º de Maio, os movimentos sociais e sindicatos preparam uma Carreata e Bicicletada contra essa tragédia social. Será às 9h30, no Largo do Pará, em Campinas.

O objetivo do ato é levar as pautas de luta pelos direitos e pela vida dos trabalhadores às ruas. Entre os temas levantados pelo protesto estão: vacina já; defesa do SUS, do emprego e da democracia; auxílio emergencial de R$ 600, abaixo a Reforma Administrativa e as privatizações e retorno às aulas presenciais somente com vacina.

No protesto vamos arrecadar alimentos não perecíveis para destinar às famílias que estão passando necessidade durante a pandemia.

O lamento é grande, por isso, precisamos seguir firmes na luta por melhores condições de vida e de emprego.

Viva o Primeiro de Maio de Unidade, Luta e Esperança!

Programação

  • 30/04 – 17h: Ato Estadual Virtual (pelo Facebook das Centrais Sindicais e Sindicatos)
  • 01/05 – 9h: Celebração Pastoral Operária de Campinas (na Catedral Metropolitana de Campinas)
  • 01/05 – 9h30: Carreata e Bicicletada em Campinas (concentração no Largo do Pará – Campinas)

 

 

 

 

Artigos relacionados

Notícias

ENSINO SUPERIOR – Assembleias deliberam, Sindicatos unificam pautas de reivindicações

Sindicatos da Fepesp organizam pauta unificada em preparação às negociações da Campanha Salarial do Ensino Superior em 2023, mobilização para garantir direitos, apoiar negociadores e não ficar esperando cair a

Notícias

Tribunal reafirma que professor é categoria diferenciada

Por José Geraldo Santana, consultor jurídico da Contee A Seção de Dissídios Individuais (SDI1) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirmou o entendimento de que professor é categoria diferenciada, não importando

Notícias

CNBB manifesta apoio ao Cimi e denuncia desrespeito a direitos conquistados

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as acusações recebidas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) são infundadas e injustas. Em nota divulgada pela presidência da entidade nesta quinta-feira,

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!