Ato Político, Cultural e Pedagógico marca o mês dos professores

Em comemoração ao mês dos professores vamos realizar neste sábado (23/10), das 18 às 20h, um Ato Político, Cultural e Pedagógico com apresentação cultural, palestra e roda de conversa, transmitidas pelo YouTube e Facebook do Sinpro Campinas e Região.

Esse evento é gratuito e está sendo organizado pela APROPUCC e Sinpro Campinas e Região em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

 

PROGRAMAÇÃO – 23/10 (sábado)

  • 18h: Abertura com Apresentação do vídeo do Coral Paulo Cosiuc do Sinpro Campinas e Região.
  • 18h20: Palestra sobre “A Valorização Docente: A Liberdade de Ensinar e Aprender”, com a exposição da Profa. Dra. Helena de Freitas e a debatedora Profa. Paola Guidi M. de Oliveira.
  • 19h20: Roda de Conversa sobre “Experiências Pedagógicas Inovadoras”, com apresentações de vídeos.

 

Valorização docente no centro da discussão

A partir das 18h20, acontece a palestra sobre “A Valorização Docente: A Liberdade de Ensinar e Aprender”, com exposição da Profa. Dra. Helena de Freitas e debate da Profa. Paola Guidi M. de Oliveira.

Helena de Freitas é doutora em Educação pela Unicamp, tem pós-doutorado pela USP e integra a direção da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).

Paola Guidi M. de Oliveira é professora de Robótica e Biologia da Rede SESI-SP. É pesquisadora na área de currículos e histórias de vida de professores pelo Grupo de Estudos sobre Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa).

 

Roda de Conversa

card_mes_professor_23_10_2021_APara finalizar as comemorações, das 19h20 às 20h, os professores Arnaldo Lemos Filho, Karina Mayara Leite Vieira, Fabricia Martins Gomes, João Lopes e Marilis Bassini, que desenvolvem projetos pedagógicos inovadores, vão participar de uma Roda de Conversa sobre “Experiências Pedagógicas Inovadoras”.

O professor de Sociologia da PUC-Campinas e vice-presidente da APROPUCC, Arnaldo Lemos Filho, apresentará o projeto “Cinema na Sala de Aula”.

A professora de Língua Portuguesa, Karina Mayara Leite Vieira, apresentará o projeto #BrotanoPostinho, que em parceria com a Unidade Básica de Saúde da região busca reforçar a importância da vacinação no enfrentamento do Coronavírus. Karina leciona na Escola EMEF Maria Pavanati Favaro (7 anos e EJA), da Rede Municipal de Campinas.

A professora de Língua Portuguesa, Fabricia Martins Gomes, que além de professora é poeta, organizou o Tapiosia, um sarau que envolveu toda a comunidade escolar. Fabricia leciona na EMEF/EJA Oziel Alves Pereira, da Rede Municipal de Campinas. E também é pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed) da Faculdade de Educação da Unicamp.

O professor João Lopes, destacará na sua apresentação a importância da música no desenvolvimento dos estudantes. Lopes dá aulas de Artes Musicais na Escola Comunitária.

A professora de História, Marilis Bassini, apresentará o projeto “Games, Gamificação e Metodologias Ativas: um Passo para a Educação Disruptiva”. Marilis dá aulas nas cidades de Americana, Santa Barbara e Piracicaba.

Esse encontro organizado pela APROPUCC e Sinpro em parceria com o CES busca oferecer um espaço, ainda que virtual, de troca de saberes, descobertas e vivências coletivas aos professores e professoras. Participe e convide seus colegas docentes!

Artigos relacionados

Notícias

Fepesp no Congreso de Juízes do Trabalho: Em defesa da homologação no Sindicato

A homologação no Sindicato deve ser respeitada, ‘sob pena de haver retiradas de direitos trabalhistas e enfraquecimento da organização sindical laboral’. No 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do

Notícias

Juízes e procuradores pedem a pronta suspensão de reformas de Temer

Associações da Magistratura e do Ministério Público afirmam que, se confirmadas as denúncias contra Temer, a manutenção do peemedebista é inviável Em nota desta quinta-feira 18, importantes associações de juízes

Notícias

Sala Aberta: Reforma da Previdência só vai piorar o mal-estar social do Brasil

A situação dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e agora Espírito Santo são só o início do que vem pela frente. A reforma da previdência pode

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!