Uma associação com história e muitas lutas
Pra gente relembrar a história do surgimento da APROPUCC é preciso retornar ao ano de 1977, no dia 28 de outubro, quando 20 professores se reuniram e criaram a Comissão Provisória Pró-Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que atuou ativamente para construção de uma entidade representativa.
A APROPUCC, como ela é, só foi fundada em 15 de outubro de 1978 e nasceu da necessidade dos/as professores/as da PUC-Campinas conquistarem um espaço de participação e de influência na defesa de seus direitos, de melhores condições de trabalho, unificação e defesa de bandeiras nacionais e ampliação dos direitos sociais.
Naquela época, os principais embates travados pela classe docente eram a luta por direitos, a resistência ao regime militar e a retomada da democracia.
A APROPUCC está nas trincheiras unida e atuante junto à sociedade na luta contra as injustiças sociais ao lado do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas), a Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) há muitas décadas.
A defesa da educação democrática, do ensino de qualidade e de melhores condições de vida e de trabalho para os/as professores/as estão nas pautas que clamam pela participação coletiva de todos/as os/as professores/as da PUC-Campinas, unidos/as nos mesmos propósitos.
Além disso, não abrimos mão de seguir combatendo as ofensivas antidemocráticas, os ataques aos direitos trabalhistas, o projeto de mercantilização do ensino e as desigualdades sociais.
Para celebrar esses 45 anos de história e o Dia da Professora e do Professor, no dia 27/10 (sexta-feira), às 17h, faremos uma happy hour gratuito na sede da nossa associação (localizada no Campus I).
Reserve essa data e venha festejar a nossa história!
Artigos relacionados
Fepesp disponibiliza material sobre a Reforma Trabalhista
A Fepesp (Federação de Professores do Estado de São Paulo) disponibilizou no seu site material “Resistir aos Ataques da Reforma Trabalhista”. O documento serve de subsídio para orientar os professores no
Comitê Campinas do FNDC promove debate sobre Criminalização de Rádios Comunitárias e Livres
O Comitê Campinas do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas realizam nesta terça-feira (29), das 19 às 22h, no Plenarinho
Dossiê Reforma Trabalhista
O presente documento pretende contribuir para o debate sobre a reforma trabalhista em curso no Brasil. Para isso, busca analisar as principais propostas de alteração da legislação trabalhista e discutir
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!