Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas
Discutir o papel da Universidade Católica frente aos desafios da Educação brasileira na atualidade, ressaltando a importância das humanidades e do sentido da democracia no ambiente acadêmico católico. Este é o objetivo do Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas.
O evento, acontece nos dias 7 e 8/6, em modo híbrido, ou seja, presencialmente na sede do sindicato e com transmissão em tempo real.
Segundo a professora Conceição Fornasari, presidente do Sinpro, o encontro será uma oportunidade rara de reunir a comunidade acadêmica em torno de um debate cada vez mais necessário no Brasil e no mundo.
“É imprescindível garantir que a democracia não morra – e as instituições católicas podem contribuir com isso ao garantir espaço para lutas e reivindicações no ambiente acadêmico, além de uma educação de excelência e a dignidade do trabalho docente”, diz a presidente.
Além do trabalho em grupo – do qual resultará uma carta coletiva – o encontro contará com três palestras realizadas entre sexta-feira e sábado.
Estudantes, professores e trabalhadores administrativos das instituições católicas de ensino estão convidados a participar do evento. A inscrição gratuita deve ser feita até 30/05 pelo link descrito.
O encontro é organizado pelo Sinpro Campinas e Região, APROPUCC e CES.
PROGRAMAÇÃO
✅️ 07/06 (SEXTA-FEIRA)
✔️️ 17h – Recepção na sede do Sinpro
✔️️ 19h – Abertura
✔️ ️19h30 – Conferência e Debate: “O diferencial e a razão de ser de uma Universidade Católica”, com o prof. Alípio Casali
✔️ 21h – Encerramento
✅️ 08/06 (SÁBADO)
️✔️ 8h30 – Café da Manhã
✔️ 9h – Conferência e Debate: “Universidade Católica: missão e tendências diante da onda neoliberal”, com o prof. Márcio Roberto Tangerino
️✔️ 10h30 – Intervalo
✔️ 11h – Conferência e Debate: “Há caminhos possíveis para o projeto democrático das universidades católicas diante da hegemonia de modelos ultra neoliberais?”, com a profa. Madalena Guasco Peixoto
✔️ ️12h30 – Almoço
✔️ 14h30 – Grupos de Trabalho (presenciais e online): produção de carta coletiva a ser enviada ao Papa Francisco
✔️ 16h30 – Apresentação e votação da carta
✔️ 17h30 – Encerramento
🔗 LINK DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI para preencher o Formulário de Inscrição.
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Rabeca Cultural debate as “Mulheres no Direito Brasileiro”
A Rabeca Cultural e o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas”, dando sequência à campanha social Inclusão pelo Conhecimento convidam para a videoconferência “As Mulheres no
Assembleias para discutir Campanha Salarial 2020
A Campanha Salarial 2020 dos professores e professoras da Educação Básica, Superior e do Sistema S começa neste ano. O Sinpro Campinas e região convoca toda a categoria para construir
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!