Carta Aberta do Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas
Saiu a Carta Pública do “Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas”, realizado em 7 e 8 de junho passado.
O evento, promovido pelo Sinpro Campinas e Região, APROPUCC e Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) abordou os desafios da universidade, a crise da democracia e seus impactos no ambiente acadêmico.
Para o professor e presidente da APROPUCC, Vitor Machado, o “Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas foi muito importante para gente conhecer a realidade das outras universidades irmãs, entender as adversidades e situações que existem entre elas e, ao mesmo tempo, serviu também para que a gente pudesse debater os desafios comuns. Desafios que dizem respeito à manutenção das licenciaturas, ao papel social e a missão das Universidades e, principalmente, aquilo que pode ser feito através delas, no sentido de contribuir para a superação dos desafios na sociedade atual e continuar mantendo a qualidade de ensino, a qualidade da educação, como também a qualidade da pesquisa e a reflexão crítica sobre o próprio conhecimento. Então, o encontro foi um momento muito importante nesse sentido, para nós termos essas reflexões todas e nos localizarmos dentro da adversidade de situações que foram apresentadas”.
O encontro contou com docentes, estudantes e representantes de entidades da Educação, movimentos sociais e entidades sindicais como Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), SINPRO Campinas, SINPRO Santos, SINPRO Goiás, SINPRO Minas, SINPRO São Paulo, Associação dos Docentes da PUC de Minas (Adpuc), Associação de Professores da PUC Goiás (Apuc) e Associação dos Professores da PUC-SP (Apropuc).
Tivemos ainda a representação internacional do Sindicato dos Professores da Rede Privada da Argentina e recebemos uma saudação especial do Vaticano por meio do Cardeal José Tolentino de Mendonça.
Confira abaixo a Carta Pública do “Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas” na íntegra.
Artigos relacionados
Fepesp: Sindicato forte, você forte!
Sozinho, cada um tem uma carga muito grande de problemas para resolver. Juntos, fica difícil nos dobrar. Somos muitos e vamos defender nossos direitos. Os direitos que já estão na
Nesta terça-feira (25) tem debate sobre Plano Diretor Estratégico de Campinas
Nesta terça-feira (25), a partir das 19 horas, o vereador Gustavo Petta (PCdoB), o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fernando Vaz Pupo, e o diretor de Cultura, Gabriel
Licença sem remuneração não deve atender aos interesses das escolas
O Sinpro Campinas e Região tem recebido denúncias de professores que estão sendo levados a solicitar licença sem remuneração para atender aos interesses das instituições do Ensino Superior e da
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!