Cine Debate | O Mundo do Trabalho Através do Cinema
O cinema é uma poderosa ferramenta de reflexão – e é com esse olhar que o professor da PUC-Campinas, Arnaldo Lemos Filho, coordenador e curador do Cine Debate “O Mundo do Trabalho Através do Cinema” propõe uma análise crítica das transformações no mundo do trabalho sob a perspectiva do cinema.
Serão 8 encontros semanais, de 05/05 a 26/08, das 19 às 21h, com debates virtuais conduzidos pelo professor Arnaldo sempre com a presença de convidados.
Para se inscrever, acesse https://bit.ly/CineDebateTrabalho
Programação
- 05/05 – 19h | Trabalho e Revolução Industrial: Os Companheiros
- 12/05 – 19h | Trabalho e Subjetividade: O Que Você Faria?
- 19/05 – 19h | Trabalho e Modernidade: Tempos Modernos
- 26/05 – 19h | Trabalho e Desemprego: Eu, Daniel Blake
- 04/08 – 19h | Trabalho e Movimento Operário: Eles Não Usam Black-Tie
- 11/08 – 19h | Trabalho e Uberização: Você Não Estava Aqui
- 18/08 – 19h | Trabalho Feminino: Que Horas Ela Volta?
- 26/08 – 19h | Trabalho e Educação: Abraço
Promovido pela Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC), Sindicato do Professores de Campinas e Região (SINPRO Campinas) e Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), o projeto convida a pensar sobre os impactos do capitalismo na organização do trabalho, desde suas origens até os desafios contemporâneos, como o desemprego, a uberização, a precarização e a desigualdade de gênero.
O objetivo do Cine Debate é promover a formação da cidadania e o pensamento crítico, desconstruindo as narrativas fílmicas e suas múltiplas camadas – personagens, contextos e situações-chave – como forma de compreender os sentidos do trabalho no mundo contemporâneo.
Os filmes serão disponibilizados por link para visualização prévia. Participe e traga sua visão!
| PROFESSOR ARNALDO
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP.
Atualmente é professor titular da PUC-Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, direitos fundamentais, universidade, crime organizado e sociologia jurídica.
Foi diretor da APROPUCC e SINPRO Campinas.
Artigos relacionados
MIS exibe documentário Linha de Montagem
O Cineclube Outubro exibe neste sábado (30), às 16h, no Museu da Imagem e do Som, será exibido o documentário “Linha de Montagem”. A obra, dirigida por Renato Tapajós, registra as
Leia e Assine | Carta em Defesa da Democracia no Brasil
A APROPUCC (Associação dos Professores da PUC-Campinas), o Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores) e o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) convidam para assinaturas individuais e de
Reformas podem estimular precarização da saúde do trabalhador
O Brasil teve 613 mil acidentes de trabalho registrados em 2015, queda de 14% em relação ao ano anterior. Embora o dado seja positivo, a diminuição pode ser consequência de
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!