Cine Debate | O Mundo do Trabalho Através do Cinema
O cinema é uma poderosa ferramenta de reflexão – e é com esse olhar que o professor da PUC-Campinas, Arnaldo Lemos Filho, coordenador e curador do Cine Debate “O Mundo do Trabalho Através do Cinema” propõe uma análise crítica das transformações no mundo do trabalho sob a perspectiva do cinema.
Serão 8 encontros semanais, de 05/05 a 26/08, das 19 às 21h, com debates virtuais conduzidos pelo professor Arnaldo sempre com a presença de convidados.
Para se inscrever, acesse https://bit.ly/CineDebateTrabalho
Programação
- 05/05 – 19h | Trabalho e Revolução Industrial: Os Companheiros
- 12/05 – 19h | Trabalho e Subjetividade: O Que Você Faria?
- 19/05 – 19h | Trabalho e Modernidade: Tempos Modernos
- 26/05 – 19h | Trabalho e Desemprego: Eu, Daniel Blake
- 04/08 – 19h | Trabalho e Movimento Operário: Eles Não Usam Black-Tie
- 11/08 – 19h | Trabalho e Uberização: Você Não Estava Aqui
- 18/08 – 19h | Trabalho Feminino: Que Horas Ela Volta?
- 26/08 – 19h | Trabalho e Educação: Abraço
Promovido pela Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC), Sindicato do Professores de Campinas e Região (SINPRO Campinas) e Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), o projeto convida a pensar sobre os impactos do capitalismo na organização do trabalho, desde suas origens até os desafios contemporâneos, como o desemprego, a uberização, a precarização e a desigualdade de gênero.
O objetivo do Cine Debate é promover a formação da cidadania e o pensamento crítico, desconstruindo as narrativas fílmicas e suas múltiplas camadas – personagens, contextos e situações-chave – como forma de compreender os sentidos do trabalho no mundo contemporâneo.
Os filmes serão disponibilizados por link para visualização prévia. Participe e traga sua visão!
| PROFESSOR ARNALDO
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP.
Atualmente é professor titular da PUC-Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, direitos fundamentais, universidade, crime organizado e sociologia jurídica.
Foi diretor da APROPUCC e SINPRO Campinas.
Artigos relacionados
Lei Maria da Penha completa 15 anos, mas mulheres ainda encontram dificuldades em denunciar seus agressores
Quase 200 propostas em análise na Câmara visam alterar legislação. Especialistas apontam que foco não deve ser no aumento de pena e, sim, em garantir estruturas para denunciar e punir
2022 | Dia Internacional de Luta das Mulheres
Vem aí o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. E neste ano o ato será às 16h, no Largo do Rosário, em Campinas. O fim das desigualdades
Sexta-feira (13) é o último dia para votar
Amanhã, sexta-feira (13) é o último de eleição para definição da nova diretoria da Apropucc. Uma única chapa se inscreveu para o processo eleitoral, a Chapa 1 – “Valorizar o
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!