Primeiro encontro do Cine Debate analisou os desafios do passado com os atuais vivenciados pela classe trabalhadora

Primeiro encontro do Cine Debate analisou os desafios do passado com os atuais vivenciados pela classe trabalhadora

Com alegria, realizamos em 05/05 o 1º encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho através do Cinema”, quando o prof. Arnaldo Lemos apresentou o curso e a dinâmica dos encontros em maio e agosto.

CARD_Cinedebate_050525O filme debatido neste primeiro encontro foi “Os Companheiros”, de Mário Monicelli, com análise conduzida pelo professor convidado Vinícius Casalino sob o eixo “Trabalho e Revolução Industrial”.

Em sua exposição, o professor Vinícius destacou a riqueza do filme ao abordar temas como a participação das mulheres nas lutas operárias e as contradições vividas pelos trabalhadores.

Propôs uma análise baseada em duas perspectivas que conectam os desafios da classe trabalhadora do passado com os atuais.

Relacionando o filme às teorias de Karl Marx, especialmente sobre a luta de classes e a jornada de trabalho, o professor debateu a organização operária na Revolução Industrial. Citou também o livro História e Consciência de Classe, de Lukács, como essencial para compreender a formação da consciência de classe retratada na obra.

Em sua abordagem falou ainda do papel dos intelectuais na formação dessa consciência, refletindo sobre os limites da organização espontânea e o valor do pensamento crítico.

Concluiu analisando a fragmentação atual da classe trabalhadora e a substituição de pautas redistributivas por reivindicações identitárias.

Após a exposição, o professor Arnaldo incentivou o debate com os participantes que compartilharam experiências locais e discutiram temas como a redução da jornada de trabalho, as lutas identitárias, fascismo, liberalismo, capitalismo e os desafios da educação na era digital.

Foi uma noite de grande aprendizado, reflexão e debate. Ao final, o professor Arnaldo agradeceu ao professor Vinícius pela brilhante contribuição.

Liliana Lima, coordenadora geral do CES, diretora da APROPUCC e do SINPRO Campinas e Região, também agradeceu a todos pela participação nesse momento tão significativo.

Esta atividade é promovida pela APROPUCC, em parceria com o @cesforma e @sinprocampinas.

 

Sobre o autor

Artigos relacionados

Notícias

Comunicado | APROPUCC discute carreira docente e licenciaturas com a Reitoria |

Os cursos de Licenciatura da PUC Campinas foram o assunto de destaque na pauta da reunião ocorrida, na última sexta-feira, 06/09, entre a diretoria da APROPUCC e a Reitoria da

Notícias

“Mostra Luta!” completa 10 anos

“Mostra Luta!” completa 10 anos e vai oferecer uma programação gratuita e diversificada, que inclui teatro, música, exposições, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outras atividades, em diversos espaços culturais de Campinas, entre

Notícias

Outubro Rosa – Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!