Apropucc apoia a Conferência e Moção sobre Mudança Climática

Apropucc apoia a Conferência e Moção sobre Mudança Climática

Segunda-feira (30) começa em Paris a 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP21, que nos próximos dias deve resultar na assinatura de um novo acordo, com mais de 150 nações, para combater o aquecimento global.

No momento em que passamos por uma escassez de chuvas e o nível das represas vem caindo de forma gradativa, preocupando os sistemas de abastecimentos hídrico e energético de muitas cidades brasileiras, é extremamente oportuno avançarmos na discussão das principais causas das mudanças climáticas e, principalmente, elaborarmos um documento ousado que consiga combater essa ameaça.

Pela urgência do tema, a Apropucc tem apoiado e participado, sempre que possível, dos debates e mobilizações/manifestações em defesa da preservação do clima e sustentabilidades ambiental, econômica e social com objetivo de propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo tanto na cidade de Campinas, quanto no Estado de São Paulo. A entidade também assinou  moção em solidariedade à causa e manifestou publicamente seu apoio à Marcha Mundial pelo Clima (#entrenoclima) realizada em São Paulo e, simultaneamente, em várias cidades brasileiras, inclusive em Campinas.

O principal desafio de enfrentamento da crise climática pela COP 21, do ponto de vista do curto prazo, como também do longo prazo, é assinar um acordo para criar uma política comum de redução na emissão de gases do efeito estufa que impeça um acréscimo superior a 2 graus Celsius na temperatura média de superfície. Além de criar uma plataforma de financiamento de energia limpa nos países em desenvolvimento, zerar o desmatamento ilegal e reflorestar regiões estratégicas.

Para a Apropucc essa conferência é de extrema importância para construir um futuro melhor para as próximas gerações. E a busca de um mundo melhor para todos, sem dúvida, é o principal objetivo da nossa entidade.

O que é a Conferência das Partes (COP) da Convenção do Clima das Nações Unidas

Chamada de Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (do original em inglês United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC) foi elaborada durante a Rio-92 ou Eco-92 ou ainda Cúpula da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992. Entrou em vigor em março de 1994, reconhecendo que o sistema climático é um recurso compartilhado, planetário, cuja estabilidade pode ser afetada por atividades humanas – industriais, agrícolas e pelo desmatamento – que liberam dióxido de carbono e outros gases – chamados gases de efeito estufa – que aquecem o planeta Terra. A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção e reúne regularmente os países que assinaram e ratificaram a Convenção e o Protocolo de Kyoto. Suas decisões são soberanas e obrigam todos os signatários. Os países membros já se reuniram 20 vezes até hoje em conferências desse tipo (Berlin, Genebra, Kyoto, Buenos Aires, Bonn, Haia e Bonn, Marrakesch, Nova Déli, Milão, Buenos Aires, Montreal, Nairóbi, Bali, Poznan, Copenhague, Cancún, Durban, Doha, Varsóvia, Lima).

A 21ª Conferência do Clima (COP 21) será realizada em dezembro de 2015, em Paris, e terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. A partir da elaboração da Convenção durante a Rio-92, veja a seguir os principais destaques sobre o tema ao longo desses 23 anos.

Fonte: com informações do Portal do Instituto Socioambiental

Artigos relacionados

Notícias

Movimentos sociais lançam a Frente Povo Sem Medo em Campinas

Será realizada em Campinas a plenária de lançamento da Frente Povo Sem Medo, movimento nacional integrado por mais de 30 entidades sindicais, movimentos sociais e culturais, sem-teto e comunidades de

Notícias

Chopp comCiência aborda causa e controle da Febre Amarela

O tema em debate na próxima edição do Chopp comCiência é “Febre Amarela: causa e controle”. O encontro acontece no dia 20 de março, das 20 às 22 horas, no

Notícias

Cineclube Outubro: JANGO – Como, Quando e Porque se depõe um presidente?

Esse ano comemoramos 100 anos do nascimento de João Goulart, conhecido como Jango, um dos presidentes brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses do povo, deposto pelo golpe militar de

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!