Garantir a data-base é a prioridade nesta Campanha Salarial
Mesa de negociação entre a Fepesp e o Semesp
Começou a negociação da Campanha Salarial 2017 dos professores, das professoras e dos auxiliares do Ensino Superior privado do estado de São Paulo. Nesta primeira rodada, que aconteceu nesta segunda, 16/01, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e os sindicatos integrantes se reuniram frente a frente com os representantes do sindicato das mantenedoras (Semesp) para definir o calendário e os desdobramentos das negociações.
Dois assuntos foram centrais nesta primeira reunião: a garantia da data base da categoria e a manutenção das cláusulas da convenção atual. A data base dos professores da rede privada de São Paulo é o dia 1° de março e sua manutenção é renovada a cada negociação. Manter a data é importante pois garante a retroatividade de qualquer acordo ou reajuste negociado após esse dia.
Ficou acertado que as novas rodadas de negociação irão alternar entre a casa dos professores, na Federação, e a sede patronal, para mais equilibrio nas conversas. Novas rodadas de negociação no Ensino Superior já estão marcadas. Em 30 de janeiro, acontece a segunda reunião. A Fepesp e os sindicatos já apresentaram a pauta de negociação da categoria. O sindicato patronal se comprometeu a entregar a sua proposta até o próximo dia 26. Também estamos nos reunindo com outras representações profissionais nos próximos dias para estabelecer estratégia unificada de ação sindical.
Nossas principais reivindicações são por um acordo de 2 anos (como conquistado na Educação Básica no ano passado) com reposição da inflação neste primeiro ano e reposição da inflação mais 50% do índice de inflação no período para o segundo ano.Nas cláusulas sociais, os principais pontos são a fixação de piso salarial, a regulamentação da prática de educação a distância, e maior transparência na implantação dos planos de carreira na categoria.
Nesta primeira rodada, a comissão dos sindicatos da Fepesp foi composta pelos professores Celso Napolitano, José Jorge Maggio (Sinpro ABC) e Walter Alves (Sinpro Santos).
Fique ligado! Acompanhe todas as notícias da Campanha Salarial 2017 nos Boletins Sindicais, pelo site da Fepesp (www.fepesp.org.br) e no site do seu Sindicato.
Fonte: Fepesp
Sobre o autor
Artigos relacionados
Bolsonaro quer que o MEC forme analfabetos políticos
Na posse do novo ministro da Educação, o economista e professor Abraham Weintraub, nesta terça-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou como um dos objetivos da pasta desestimular o
TST avalia dia 6 de fevereiro aplicação de reforma trabalhista
O Tribunal Superior do Trabalho vai definir, a partir de 6 de fevereiro, sobre a validade de pontos da nova lei trabalhista (Lei no 13.467/2017), que entrou em vigor no
“Fake policy” na formação de professores
O MEC divulgou o esboço do que chama de uma “Política de Formação de Professores”. O próprio Ministro adverte que não são medidas bombásticas e que são na verdade simples,
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!