Abaixo-assinado: pais, estudantes, professores e gestores rejeitam Lei da Mordaça

Tramita na Câmara Municipal de Campinas o projeto do grupo que se autodenomina “Escola sem partido”. O projeto é de autoria do vereador Tenente Santini (PSD). Entre outras restrições, esse projeto proíbe o professor de “estimular a participação dos alunos de manifestações, atos públicos ou passeatas”, de “emitir opiniões pessoais sobre fatos históricos, ideologias ou movimentos religiosos”. O poder público também fica impedido “de se envolver em questões relativas à orientação sexual, vetando a possibilidade de aplicação da chamada ideologia de gênero”.

Os professores, pais, estudantes e gestores da rede de ensino pública e privada da cidade de Campinas, consideram que a proposta impossibilita o que o próprio vereador propõe: “preparar o aluno para o exercício da cidadania” e “apresentar as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito da matéria”.

Entendemos que o exercício da cidadania implica a formação integral dos alunos, a existência de uma escola que possibilite às crianças e aos jovens pensarem por eles mesmos. Não basta adquirir conhecimento, é preciso refletir sobre o meu lugar no mundo, a maneira como os sentidos desse mundo afetam cada um de nós e os que nos cercam.

Esperamos que os senhores vereadores vetem esse projeto em defesa da cidadania das crianças e dos jovens que frequentam nossas escolas.

Para assinar este abaixo-assinado, clique aqui.

Artigos relacionados

informativos

Comunicado | Férias de Julho/2023

Gostaríamos de informar que, em decorrência das férias escolares coletivas do mês de julho, a APROPUCC estará com suas atividades temporariamente suspensas de 3 a 22 de Julho/2023. Desejamos a

informativos

24/03 | Dia Nacional de Lockdown pela Vida

Nossa mobilização irá ocorrer no momento de maior gravidade da pandemia do Covid-19 no Brasil. O sistema de saúde está à beira do colapso em todo o país e o

informativos

CONVITE: Posse Solene Virtual da nova diretoria do Sinpro Campinas

O Sinpro Campinas e Região convida a categoria para a Posse Solene Virtual da sua nova diretoria, que será realizada dia 02/02 (terça-feira), às 17h30 pela plataforma virtual do Zoom.

1 comentário

Deixe um comentário