Projeto “Escola sem Partido” volta à Câmara de Campinas

Após 9 meses parado, o projeto “Escola sem Partido”, PLO 213/2017, do vereador Tenente Santini, volta para ser votado na Câmara Municipal de Campinas.

O projeto pretende eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento, e o mais grave, criminalizar o professor. Tal projeto nivela todo conhecimento à mera informação e elimina a problematização da realidade e da vida.

Mesmo com o repúdio de movimentos sociais, estudantes, sindicatos e professores e com a análise da Faculdade de Educação da Unicamp que qualificou o projeto como “deseducativo e autoritário”, o projeto foi aprovado em primeira votação no dia 04 de setembro de 2017.

Agora, o projeto volta à Câmara e é nosso dever barrar esse grande retrocesso para a educação e para a democracia.

O Sinpro Campinas e região manifesta-se contrário a esse projeto antidemocrático que fere a constituição e a educação, além de ser um grande retrocesso. Já conhecemos essa história e repudiamos toda tentativa de criminalizar o pensamento crítico e de romper com o ambiente de diálogo necessário para o saudável desenvolvimento de uma consciência cidadã e comprometida com a transformação democrática do meio social.

Professores, chegou o momento de pressionarmos os vereadores. Compareçam à Câmara Municipal nesta quarta-feira (26), às 16:30, no Ato Por Uma Escola Sem Censura, confirme sua presença no Facebook, clique aqui:

A diretoria da Apropucc rechaça essa proposta que ataca os nosso direitos e alerta a categoria para esses políticos, principalmente os que estão concorrendo às eleições 2018, mas já demonstram falta de compromisso com as nossas bandeiras de luta.

Pela liberdade dos professores e professoras em sala de aula, vamos barrar esse projeto!

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias

11/04: Aula Pública sobre a Reforma da Previdência

Na terça-feira (11), das 11h35 às 13h15, o Campus II da PUC-Campinas (sala B-35) sediará a aula pública sobre a Reforma da Previdência. A intenção é discutir com os professores

Notícias

DATA-BASE 2021 ENSINO SUPERIOR| Patronal decide negociar e apresenta nova proposta

Em reunião virtual na manhã desta quarta-feira, 12/05, a comissão de negociação dos sindicatos, coordenada pela Fepesp, e o patronal representado pelo Semesp (representação das mantenedoras do ensino superior privado)

Notícias

Ato contra aumento da passagem de ônibus: “R$ 4,50 Não Dá!

A Prefeitura Municipal de Campinas aumentou no sábado passado (7) a tarifa do transporte coletivo para R$ 4,50. O valor é praticado para o pagamento em dinheiro ou com o

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!