Rabeca Cultural: Diálogos sobre a Formação do Estado e da Nação Brasileira
A Rabeca Cultural convida para a videoconferência do Projeto Revisitando o Brasil com a professora Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva, da Faculdade de História da PUC-Campinas.
Com o título “Decifrando o enigma: Diálogos sobre a Formação do Estado e da Nação Brasileira” e curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos, o encontro online será realizado dia 27/07 (segunda-feira), das 19h30 às 21h, na Plataforma Zoom.
Inscrições podem ser feitas até às 17h do dia do evento pelo Whatsapp (19) 99720-6186, com Kha Machado. O investimento é de R$ 30.
Sobre a Temática
A constatação de que o “Brasil fez-se Império, antes de se fazer Nação” vem inspirando estudos renovados que, nas últimas décadas, têm procurado superar a tendência à naturalização do fenômeno nacional.
Numa perspectiva que dialoga com a dupla dimensão inscrita neste processo – histórica e historiográfica -, a videoconferência ministrada pela Profª. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva abordará algumas das principais marcas de nossa formação colonial e escravista, reconfiguradas no processo de construção Estado e da Nação brasileiros durante o século XIX e que persistem atuais.
Nestes termos, a proposta nos convida a percorrer as diversidades e assincronias deste “mosaico brasílico”, passado e futuro.
Parcerias
O encontro virtual conta com as parcerias da Assuma Sustentabilidade, CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas) e PPGCR (Programa de Pós Graduação de Ciência de Religião) PUC Campinas. Além dos apoios da Apropucc, Sinpro Campinas e site Campinas.com.br.
Artigos relacionados
Centrais sindicais elaboram Cartilha Cidadã contra o assédio político-eleitoral
As centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, CSB, UGT e NCST elaboraram uma Cartilha Cidadã para as eleições de 2022 com orientações para combater o assédio político por parte dos
Campanha Salarial 2017: a pauta está na mesa
Nossa Campanha Salarial 2017 está em curso. Nesta sexta-feira (16) as entidades patronais receberam formalmente nossa pauta de reivindicações, dando início às negociações para renovação de nossas convenções e acordos
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!