“Música e Poesia é o tema do Sarau do Professor | 18/09 (6ª feira) – 18h
A segunda edição do Sarau do Professor será em forma de roda de conversa com educadores e artistas sobre o tema “Vale a pena, com poesia”. A discussão será entremeada com leitura de poemas autorais e não autorais e vídeos de músicas.
Participarão do evento a secretária geral do Sinpro, Conceição Fornasari, como moderadora, as educadoras e poetas Tânia Pellegrini, Margarida Montejano, Kaká poeta e Rafael Carvalho, do tradicional Sarau da Dalva.
As falas e leituras dos poemas serão intercaladas pela apresentação da cantora Maíra Lemos.
O evento acontece na página do Facebook e no Canal do Youtube do Sinpro Campinas e região.
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena “ (Fernando Pessoa )
O tempo presente clama por outras formas de expressões. A literatura e a poesia é uma delas.
Pensando que a arte é uma das possibilidades de transformação do real, como vencer o desalento do tempo presente?”.
Nesta perspectiva convidamos quatro educadores poetas, para compartilhar suas reflexões, suas leituras e seus poemas no Sarau “Vale a pena, com poesia.
Cabe lembrar o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, no qual a personagem de Robin Williams comenta que “não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance e amor… é para isso que vivemos” e sobre a necessidade de vivermos em um mundo em que existe arte.
Apresentação dos participantes
Moderadora: Profa. Conceição Fornasari – Secretaria geral do Sinpro Campinas e Região e secretária de assuntos culturais e educacionais da Federação dos Professores do estado de São Paulo . “Música e poesia iluminam nosso caminho”.
Tânia Pellegrini é Professora Emérita da UFSCar, Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora do Curso de Letras e da Pós-graduação em Estudos Literários da UFSCar. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Margarida Montejano da Silva-Pedagoga, Mestre pela Puc-Campinas e Doutora em Educação pela Unicamp.Supervisora Educacional da Rede Municipal de Campinas; pesquisadora do Loed/FE-Unicamp e produtora do Canal Literário “N’outras Palavras”, no YouTube.
Karina Vicentim – “Me foi dado o nome Karina, mas me descobri Kaká Poeta. Campineira, com sotaque carioca. Graduada em Letras pela Puc Campinas, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora de inglês por vocação, poeta por inspiração e platônica de profissão. Amo o pôr do sol, a Lua e as estrelas. “Me derreto com as palavras, todas elas. Fiz do amor minha religião. Escrevo para transbordar e me manter viva”.
Rafa Carvalho é poeta. Autodeclarado “neoqualquercoisista”. Espera o segundo filho, veio das periferias, tem 34 anos de vida e 16 de carreira, atuando como educador e às artes integradas. É o idealizador do Sarau da Dalva, tem dois livros publicados e trabalhos realizados em mais de 20 países, entre América, Ásia, África e Europa.
Maíra Lemos – A menina Maíra tinha sete anos de idade quando se apresentou como cantora em programas de TV. Gravou seu primeiro disco aos 10 anos; aos dezessete o segundo álbum, empreendedora nata, aos 21 anos fundou seu próprio Selo, o “Cerrado”. Atualmente concentra suas atividades por toda a região centro-oeste. Maira cada vez mais se perpetua como aquilo que verdadeiramente é: uma grande intérprete.
A segunda edição do Sarau do Professor será em forma de roda de conversa com educadores e artistas sobre o tema “Vale a pena, com poesia”. A discussão será entremeada com leitura de poemas autorais e não autorais e vídeos de músicas. Participarão do evento a secretária geral do Sinpro, Conceição Fornasari, como moderadora, as educadoras e poetas Tânia Pellegrini, Margarida Montejano, Kaká poeta e Rafael Carvalho, do tradicional Sarau da Dalva. As falas e leituras dos poemas serão intercaladas pela apresentação da cantora Maíra Lemos.
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Reforma da Previdência e precarização do trabalho aumentarão desigualdades, afirma Piketty
“Na prática, milhões não chegariam a se aposentar ou, com “sorte”, seriam transferidos para a assistência social, mas suas contribuições não seriam nem devolvidas. Como são trabalhadores em empregos precários,
Sinpro Campinas realizará Assembleia para Prestação das Contas de 2015
O Sinpro Campinas convoca todos os professores de sua base territorial a participarem, no dia 25 de junho (sábado), às 9h, da Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do balanço
Oficina de psicodrama auxilia funcionários da Unicamp a se expressem sobre condições de trabalho e saúde
A professora e diretora da Apropucc, Liliana Lima, participou da 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da Unicamp realizada na última semana de julho. Na ocasião, ela ofereceu
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!