“Mudanças na paisagem urbana do RJ nos tempos de D. João VI” é o tema da videoconferência da Rabeca Cultural
A Rabeca Cultural convida para a conferência online do projeto “Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local.” com o tema “Mudanças na paisagem urbana do RJ nos tempos de D. João VI”. Esse encontro será conduzido pelo Prof. Dr. Nelson Mendes Cantarino, na segunda-feira (05/10), das 19h30 às 21h, pela plataforma virtual Zoom.
A presença da família real e da corte portuguesa transformou o espaço urbano e marcou definitivamente a história do Rio de Janeiro e do Brasil. Partindo da explicação do contexto da “fuga” da família real e de seu estabelecimento na América Portuguesa, da importância econômica da cidade dentro do Império Português vamos avançar para a análise das mudanças e melhorias realizadas no espaço urbano carioca, nas novas instituições criadas pela Coroa e nos relatos do cotidiano da nova capital da Monarquia.
A curadoria desse encontro virtual que acontece na plataforma do Zoom é do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos.
Breve Currículo
Nelson Mendes Cantarino possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). Doutor em História Social pela USP (2012). Realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Economia da Unicamp (2013-2015). Atualmente é professor de História Econômica no Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do Núcleo de História Econômica da mesma instituição.
Mais informações
O investimento é de R$ 30. As inscrições e informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (19) 99720-6186 com Kha Machado.
Parcerias
Assuma Sustentabilidade, CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas), Grupo de Pesquisa “História das Religiões e Religiosidades do Brasil”.
Fonte: Facebook Rabeca Cultural
Artigos relacionados
Encontro no Sinpro Campinas aprofunda debate sobre instituições católicas
A Fepesp saúda o Sinpro Campinas pelo Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento ocorreu na sede do Sindicato, dias 7 e 8. Realizado em formato híbrido,
Anamatra e entidades manifestam-se contra discursos de ódio e corrupção endêmica e pela preservação do sistema de Justiça do Trabalho
Em nota, Anamatra, Conselho Federal da OAB, CNBB, ANPT, Sinait, Abrat e Fenaj postulam a pacificação e a concórdia durante o pleito eleitoral que se aproxima e após o seu desfecho
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!