Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social
Na semana que o Programa Bolsa Família completa o 17º aniversário – em meio a uma tentativa do governo federal de substituí-lo por outro programa social – será realizado o Seminário Ana Fonseca: Políticas Públicas, Cidadania e Enfrentamento das Desigualdades, promovido pela PUC/Campinas e UNICAMP, entre os dias 19 a 23 de outubro.
O evento ocorrerá poucos dias após o Prêmio Nobel da Paz 2020 colocar foco na agenda da fome no mundo, e a conferência temática de abertura será ministrada pelo brasileiro José Graziano, ex-Diretor Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), por duas gestões.
Além de emprestar o nome ao evento, Ana Fonseca, falecida em 2018 – responsável pela implantação do Bolsa Família – será homenageada com o lançamento do site www.anafonseca.com.br, associado ao Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social.
O objetivo do encontro é apresentar e debater políticas de combate à pobreza no Brasil e na América Latina, por meio de lives diárias, com mesas de debates que terão a participação de especialistas brasileiros e latino-americanos.
Para assistir as exposições e debates do seminário, acesse as redes sociais do Forum Ana Fonseca:
- FACEBOOK: https://web.facebook.com/
forumanafonseca - YOUTUBE: https://www.youtube.com/
channel/ UCXLCCmceUZehPhJxE3yHOsg
As lives serão transmitidas a partir das 18h – na segunda (19) e terça (20) – e às 19h nos dias seguintes.
ANA FONSECA, PARA SEMPRE
Neste dia 25 de março, completou-se 1 ano desde a morte de Ana Fonseca.
Ao batizar este Fórum com o seu nome queremos expressar nossa admiração e respeito ao seu legado como referência na luta contra as desigualdades sociais. Queremos aplaudir sua contribuição ao Brasil e, em especial, aos brasileiros mais vulneráveis. Queremos celebrar sua coerência, dedicação e compromisso com uma nação mais justa e inclusiva.
Mas queremos celebrar, também, a pessoa que dá nome a esse Fórum. Ana Fonseca, a pessoa, não nutria apenas a tolerância com a diferença. Ela a amava, ela aprendia com o diferente, enxergava aí a possibilidade de descobrimento, crescimento, superação. Certamente isso fez dela uma gestora especial, que saía do gabinete para ir ver as políticas no ‘campo’, voltava à mesa de trabalho para formular os ajustes necessários nas políticas e por fim – agora, como pesquisadora – produzia um ‘paper’ baseada nesse aprendizado.
Ana Fonseca, a pessoa, era cearense, com muito orgulho e nordestina apaixonada. Paulista por adoção e corintiana devotada. Brasileiríssima, sabia de cor as letras dos sambas famosos e de outros nem tanto. A América Latina era o seu chão, a África sua raiz. Conhecer novos povos, uma felicidade. Contava ‘causos’ com prazer e encanto que só ela. Amou a vida até o fim.
Nossa querida amiga, colega, chefe, companheira, é uma inspiração para todos. Inspiração não pode acabar.
Ana Fonseca, para sempre!
Fonte: Facebook do Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social
Artigos relacionados
Debate sobre as Reformas Previdenciária e Trabalhista
O deputado Orlando Silva (PCdoB), presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara Federal, participa de um debate na próxima segunda-feira (10), às 19 horas, no Salão
AGENDA DE LUTA 8M| Movimentos de Mulheres de Campinas organizam atividades para o mês
Como ocorre em todos os anos, as organizações, entidades e coletivos feministas de Campinas e região constroem coletivamente as mobilizações populares do Dia Internacional de Luta das Mulheres, o 8
23º Grito dos Excluídos de Campinas: por direitos e democracia, a luta é todo dia!
Neste 7 de Setembro (quinta-feira o Grito dos Excluídos acontece no Largo do Pará, a partir das 9h. Vamos levantar a bandeira da “Vida em Primeiro Lugar: Por direitos e
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!