IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia.
Desta vez o tema do encontro será “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”. O prazo limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de outubro deste ano.
Estarão presentes como conferencistas os convidados: Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha, João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália e Ramos Horta – Prêmio Nobel da Paz – Timor (a confirmar).
Cada um destes acadêmicos e educadores encabeçará um dos subtemas do Congresso.
Todos os acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais ligados à formação em geral estão convidados a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas discriminadas:
- Educação, justiça e direitos na visão Inaciana;
- Educação, sociedade digital e direitos humanos;
- Educação, tolerância e religião;
- Políticas educativas, justiça escolar e democracia;
- Política educacional e diversidade cultural e social;
- Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos;
- Justiça, memória e identidades;
- Educação e justiça ambiental;
- Direitos como discurso, direito à língua e comunicação;
- Direitos humanos, artes e cultura de paz;
- Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias;
- Dignidade, ética e educação em direitos humanos;
- Direitos humanos, ética e transumanismo.
O congresso será feito na modalidade presencial, na Universidade Católica Portuguesa em Braga/Portugal. Para obter mais informações sobre inscrição, pagamento e os painéis temáticos previstos no encontro acesse o site do congresso, clique aqui.
Apresentação do Congresso
O IV Congresso Internacional de Pedagogia é um espaço aberto à reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, num tempo conturbado e incerto, sujeito a transformações sociais, políticas, tecnológicas e cognitivas profundas que não deixam de nos surpreender quase diariamente.
A par dessas transformações, somos confrontados com uma interpelação constante às nossas crenças, às nossas ideologias, às nossas verdades, nomeadamente sobre o lugar da educação, da justiça e dos direitos humanos na vida das pessoas e das sociedades, uma vez que as antigas certezas que ancoravam aqueles conceitos, que pareciam inabaláveis, parecem hoje desvanecer-se também.
Este Congresso visa propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efetivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspectiva crítica e transformadora.
O Congresso tem como destinatários acadêmicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares, e todos os interessados na temática da Educação, Justiça e Direitos Humanos.
Artigos relacionados
O Bird, a Kroton e os tentáculos privatistas sobre a educação
Em artigo, coordenadora da Contee reflete sobre os impactos do empréstimo do Brasil com o Bird e a recente compra anunciada pela Kroton Educacional Por Madalena Guasco Peixoto (*) Duas
TV Fepesp: Discurso de ódio X a ‘boa política’
Em entrevista com Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e autor do livro ‘A Boa Política – Ensaios sobre a Democracia na era da Internet’, a TV Fepesp traz uma
CONTEE: II Plenária Nacional de Educação
Na próxima quarta-feira (8), das 10h às 17h, a Contee realiza a II Plenária Nacional de Educação em defesa da democracia, da garantia da educação pública e gratuita, do cumprimento
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!