Palestra sobre Inteligência Artificial discutirá os desafios enfrentados pelos professores

A APROPUCC e o Sinpro Campinas, com apoio do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), promovem a palestra virtual “Inteligência Artificial e o Papel do Professor”.

O encontro será nesta quinta-feira (14), das 14h30 às 16h30, pelo Zoom, sob apresentação de Denis Plapler, professor, cientista social, mestre em Filosofia da Educação e presidente da Associação Janusz Korczak Brasil.

A palestra aborda uma temática cada vez mais urgente no contexto educacional: o uso crescente e muitas vezes descriterioso de ferramentas de inteligência artificial pelos/as alunos/as.

Essa tecnologia, que oferece inúmeras possibilidades de aprendizado, também apresenta desafios importantes, exigindo dos/as professores/as uma adaptação constante e uma abordagem crítica para lidar com questões éticas e pedagógicas.

A participação dos/as docentes nesta palestra é fundamental, pois a adoção da inteligência artificial sem regulamentação ou entendimento crítico, infelizmente, pode comprometer a formação integral e emancipatória dos/as alunos/as.

Nosso objetivo é promover um espaço de reflexão e atualização para que nós, docentes da PUC-Campinas, possamos compreender melhor os impactos dessa tecnologia e aprimorar nossas práticas frente aos novos desafios da educação no século XXI.

Professor/as, contamos com a sua presença nesta importante reflexão.

Card_IAProfessor_14_11_2024

| SOBRE O PALESTRANTE

Denis Plapler é professor, cientista social, mestre em Filosofia da Educação e presidente da Associação Janusz Korczak Brasil.

Foi consultor da UNESCO para o MEC (2015 – 2016) e coordenador do Programa de Desenvolvimento Docente da FGV.

Foi educador e coordenador pedagógico no Colégio Viver (2003 – 2015) e coordenador e diretor no Projeto Âncora (2019).

Também coordenou duas Escolas Transformadoras, Inovadoras, Criativas e Democráticas. E atuou ainda no Instituto Alana, na organização Transparência Brasil e no Instituto Singularidades.

Sala Zoom: https://bit.ly/IAeoProfessor
ID da Reunião: 847 1157 0608 | Senha: 141124

Artigos relacionados

informativos

1º de maio: defesa da democracia, da vida e dos direitos dos trabalhadores

O Dia Internacional dos Trabalhadores, em 1º de Maio, terá uma relevância especial neste ano de 2020. Acontece em um momento do país carregado de contradições, com o governo federal

informativos

Diretoria da Apropucc divulga nota em defesa da Greve Nacional

A Apropucc divulgou nota pública nesta quinta-feira (30) sobre o movimento de Greve Nacional convocado pelas Centrais Sindicais contra a Reforma da Previdência. Confira abaixo a íntegra do documento:

informativos

18/05 | Assembleia Virtual discute greve no Ensino Superior

Atenção professores/as do Ensino Superior da rede privada: a greve se configura, cada vez mais, como realidade! A data marcada para o início das paralisações em todo o Estado de

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!