Primeiro encontro do Cine Debate analisou os desafios do passado com os atuais vivenciados pela classe trabalhadora
Com alegria, realizamos em 05/05 o 1º encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho através do Cinema”, quando o prof. Arnaldo Lemos apresentou o curso e a dinâmica dos encontros em maio e agosto.
O filme debatido neste primeiro encontro foi “Os Companheiros”, de Mário Monicelli, com análise conduzida pelo professor convidado Vinícius Casalino sob o eixo “Trabalho e Revolução Industrial”.
Em sua exposição, o professor Vinícius destacou a riqueza do filme ao abordar temas como a participação das mulheres nas lutas operárias e as contradições vividas pelos trabalhadores.
Propôs uma análise baseada em duas perspectivas que conectam os desafios da classe trabalhadora do passado com os atuais.
Relacionando o filme às teorias de Karl Marx, especialmente sobre a luta de classes e a jornada de trabalho, o professor debateu a organização operária na Revolução Industrial. Citou também o livro História e Consciência de Classe, de Lukács, como essencial para compreender a formação da consciência de classe retratada na obra.
Em sua abordagem falou ainda do papel dos intelectuais na formação dessa consciência, refletindo sobre os limites da organização espontânea e o valor do pensamento crítico.
Concluiu analisando a fragmentação atual da classe trabalhadora e a substituição de pautas redistributivas por reivindicações identitárias.
Após a exposição, o professor Arnaldo incentivou o debate com os participantes que compartilharam experiências locais e discutiram temas como a redução da jornada de trabalho, as lutas identitárias, fascismo, liberalismo, capitalismo e os desafios da educação na era digital.
Foi uma noite de grande aprendizado, reflexão e debate. Ao final, o professor Arnaldo agradeceu ao professor Vinícius pela brilhante contribuição.
Liliana Lima, coordenadora geral do CES, diretora da APROPUCC e do SINPRO Campinas e Região, também agradeceu a todos pela participação nesse momento tão significativo.
Esta atividade é promovida pela APROPUCC, em parceria com o @cesforma e @sinprocampinas.
Sobre o autor
Artigos relacionados
Bolsonaro e os livros de colorir
Dias atrás, acompanhei, por pura curiosidade mórbida, uma discussão que se seguiu no Facebook depois que alguém compartilhou uma entrevista com um professor doutor de filosofia com ao menos oito
Nota de Solidariedade à Comunidade Universitária da PUC-PR
A Apropucc manifesta sua profunda solidariedade à comunidade acadêmica da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) diante do trágico incêndio que destruiu o Teatro Universitário TUCA, no Campus Curitiba.
Balanço da SBPC aponta “cenário desastroso” na ciência e pesquisa do Brasil
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou, no último dia 19 de dezembro, um balanço da política científica brasileira em 2019. O documento teve pouca repercussão na
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!