HOJE, DIA 31 DE MARÇO DE 2014 – 17H00 – LARGO DO ROSÁRIO – ATO PÚBLICO.
HOJE, DIA 31 DE MARÇO DE 2014 – 17H00 – LARGO DO ROSÁRIO – ATO PÚBLICO. O POVO DE CAMPINAS DIZ: GOLPE E DITADURA NUNCA MAIS!
No dia 31 de Março de 2014 completam-se 50 anos do golpe militar de 1964, apoiado por empresários, latifundiários, partidos de direita, setores conservadores das igrejas, grande imprensa e o imperialismo dos EUA, derrubando o governo constitucional do Presidente João Goulart e implantando uma ditadura militar no Brasil por 21 anos.
O golpe resultou em: arrocho salarial/ fim da estabilidade no emprego/ lei anti-greve/ cassação e prisão de dirigentes sindicais/ Ligas Camponesas, União Nacional dos Estudantes – UNE, e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES colocadas na ilegalidade/ censura política e proibição de livros, peças de teatro e músicas/ jornais de esquerda fechados, e censura até na imprensa que apoiou o golpe/ proibição de comícios e passeatas, e violenta repressão policial/ perseguição aos opositores da ditadura, com 200 mil detidos, 11 mil acusados – destes, 5 mil condenados – nos inquéritos militares, e dez mil brasileiros exilados/ torturas aos presos políticos nas prisões e nos quartéis/ mais de 400 militantes assassinados e os corpos de 150 deles desaparecidos até hoje, sem direito a uma sepultura.
Nosso povo lutou contra a ditadura através de abaixo-assinados, panfletos, comícios, eleições, passeatas, greves, ocupações, guerrilhas urbanas e rurais. Em Campinas não foi diferente, com prisões, perseguições e torturas. Mas também muita luta e resistência.
Quase 30 anos depois do fim da ditadura, nenhum torturador, articulador ou apoiador do golpe foi julgado e preso, e isso permite que eles continuem ameaçando a democracia em nosso país. Por isso o gritamos ainda mais forte, “Golpe e Ditadura nunca mais!”, e exigimos que o Estado Brasileiro esclareça todos os crimes cometidos pelo regime militar e a punição de seus autores.
Sobre o autor
Artigos relacionados
Pressionada pelo Sinpro, PUC-Campinas revê cálculo do Adicional Noturno
O Sinpro Campinas e Região comunica que a partir do salário do mês de agosto os professores que trabalham no período noturno passarão a receber o adicional noturno calculado da
Amanhã, dia 7 de fevereiro tem assembleia da Campanha Salarial dos professores do Ensino Superior, Sesi e Senai
As assembleias acontecem na sede do Sinpro Campinas e Região, sendo a do Ensino Superior às 9 horas e, a dos professores do Sesi e Senai, às 9h30. http://www.sinprocampinas.org.br/index.php/galeria/noticias-da-educacao/item/28114-dia-7-de-fevereiro-tem-assembleia-dos-professores-do-ensino-superior-sesi-e-senai
JORNADA DE MOBILIZAÇÃO PELO FIM DO GENOCÍDIO NA PALESTINA OCUPADA PELO ESTADO DE ISRAEL
06/08 – Ato-debate pelo fim dos ataques de Israel à Faixa de Gaza. Com a presença do Movimento Palestina Pra Todos – 18h30 – No sindicato dos bancários de Campinas e
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!