HISTÓRIA

A APROPUCC foi fundada em 15 de outubro de 1978. No entanto, o resgate histórico da entidade exige um retorno ao dia 28 de outubro do ano anterior. Neste dia, 20 professores realizaram uma reunião, em uma sala do Senac, com o objetivo de criar a Comissão Provisória Pró-Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

A APROPUCC nasceu da necessidade dos professores conquistarem um espaço de participação e de influência na defesa de seus direitos, de suas condições de trabalho. Contudo, tinha como bandeira de luta a resistência ao regime militar em plena atuação repressiva na sociedade.
A luta por democracia sempre foi um dos  principais eixos de atuação desenvolvidos pela Apropucc junto à sociedade.

Desde seu início, a Apropucc tem dedicado especial atenção ao trabalho integrado com outros segmentos da sociedade civil organizada, posicionando-se sobre as grandes questões da política nacional. Reflete, assim, o entendimento dos professores de que a Universidade deve debater os grandes temas presentes na sociedade e, por meio do ensino, a pesquisa e a extensão, buscar interferir nos rumos da sociedade assumindo o compromisso com a produção científica e tecnológica que contribua com o desenvolvimento de um país soberano.

Ao longo de vários anos de luta uma das nossas vitórias mais significativas tem sido a de resistir às ofensivas antidemocráticas e neoliberais que buscam enfraquecer a ação dos trabalhadores e de suas entidades representativas.

Um dos grandes desafios da Apropucc têm sido a manutenção e ampliação dos espaços democráticos na Universidade. Para desenvolver esta tarefa,  a Associação está sempre antenada com a luta mais geral dos trabalhadores e,  portanto, participa e contribui com ela, através do Sinpro – Sindicato dos Professores de Campinas e região, da Contee – Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, da Fepesp – Federação dos Professores do Estado de São Paulo e da CTB- Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil. Busca, assim, atuar junto à sociedade na luta contra as injustiças sociais.

Além de ser uma entidade que se coloca na defesa dos interesses dos professores desta Universidade, a Apropucc tem se mostrado, ao longo de sua existência, uma entidade que contribui na construção de um país soberano e justo.

A defesa da educação democrática, do ensino de qualidade e das condições de trabalho dos professores faz parte desta luta, onde cada vez mais a participação coletiva se faz necessária e urgente. Os desafios do novo Brasil são enormes e a APROPUCC quer continuar junto aos professores e toda a Comunidade Acadêmica da PUC-CAMPINAS a construir uma nova sociedade.

A necessidade de organização e resistência em defesa dos interesses dos trabalhadores são desafios que indicam como exigência a participação e o envolvimento coletivos e, portanto, a todos que ajudaram a Apropucc trilhar esse caminho e construir sua história de lutas ao longo dos anos nossos sinceros agradecimentos e nosso grande abraço.

Aos que estão chegando agora, convidamos a se integrarem à Apropucc e a continuarem a escrever a nossa história, somando esforços à nossa luta.

Seja bem-vind@!
A diretoria

SOBRE A APROPUCC

A Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc) é uma associação docente por local de trabalho.

Seu principal papel é defender a categoria docente no interior da Universidade, gerando ou apoiando lutas e conquistas sociais, sindicais e políticas dos professores no meio acadêmico.

Sua prática se orienta na defesa da classe docente que sofre os impactos da precarização trabalhista gerada pelo modelo neoliberal. Articulada com o movimento sindical docente, a Apropucc organiza-se no meio acadêmico não apenas para defender reposições salariais e preservar benefícios profissionais, mas para colaborar com a construção de uma educação de boa qualidade e defender a universidade democrática, procurando intervir no processo político-pedagógico desta.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!