Sala Aberta: Reforma da Previdência só vai piorar o mal-estar social do Brasil

Sala Aberta: Reforma da Previdência só vai piorar o mal-estar social do Brasil

A situação dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e agora Espírito Santo são só o início do que vem pela frente. A reforma da previdência pode contribuir bastante para piorar a situação do Brasil. É isso que se percebe na  terceira edição do programa S/A-Sala Aberta, que foi ao ar no domingo, dia 5 de fevereiro.

O programa, cujo tema é “Reforma da Previdência – Rumo ao Estado de Mal-estar Social” já pode ser assistida na integra abaixo ou pelo site www.salaaberta.org.br . Seis convidados foram entrevistados durante o programa para debater inúmeros temas ligados à Reforma da Previdência.

O programa tem dois blocos. No primeiro participaram Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho; Pedro Rossi, também professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da universidade e o professor da USP (Universidade de São Paulo) Marcus Orione Gonçalves Correia, do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social e juiz Federal da 1ª Vara Previdenciária de São Paulo

No segundo bloco participaram o auditor-fiscal da Receita Federal Paulo Gil Hölck Introíni, ex-presidente do Unafisco Sindical (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) e membro do Instituto Justiça Fiscal e as servidoras públicas Cláudia Pompeu, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia e Guida Calixto, integrante eleita da atual diretoria da Camprev, o fundo de previdência dos servidores municipais de Campinas. Eles falaram sobre os riscos que correm os fundos de previdência, por falta de transparência e participação equitativa dos servidores em suas gestões.

As entrevistas foram conduzidas pelo professor Sávio Cavalcante, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp. Veja vídeo abaixo:

Fonte: Carta Campinas

Artigos relacionados

Notícias

Fepesp no Congreso de Juízes do Trabalho: Em defesa da homologação no Sindicato

A homologação no Sindicato deve ser respeitada, ‘sob pena de haver retiradas de direitos trabalhistas e enfraquecimento da organização sindical laboral’. No 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do

Notícias

Formação de professoras o Ensino Superior para educação não presencial: educação em tempos de pandemia

Com a pandemia da Covid-19 as universidades brasileiras estão diante do desafio de educar de forma não presencial em meio a uma das maiores tragédias que nosso país já enfrentou.

Notícias

A educação na Constituição mais democrática do país

Elaborada por parlamentares eleitos democraticamente e contando com a participação de entidades do movimento popular, a Constituição de 1988 foi a mais democrática da história brasileira e a mais detalhista

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!