Nota de Pesar: Professor Rui Ribeiro de Campos

É com profundo pesar que a diretoria da Apropucc comunica o falecimento, neste sábado (8), do professor Rui Ribeiro de Campos.

ruiO velório acontece neste domingo (9), a partir das 8h da manhã, no Cemitério Parque das Aléias, localizado na Alameda dos Flamboyants, s/n°, Jd. das Palmeiras, em Campinas/SP (saída para Sousas). O sepultamento será às 14h.

A Apropucc lamenta o falecimento e presta solidariedade aos familiares e amigos do professor Rui Ribeiro de Campos, desejando que ele descanse em paz!

Vida Acadêmica

Possui graduação em Filosofia e em Geografia e também mestrado em Educação pela PUC-Campinas (1997) e doutorado (2004) em Geografia (Organização do Espaço) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Concluiu (2014) um pós-doutorado sobre a obra de Vidal de La Blache, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicou os livros “Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos séculos XIX e XX”, “Geografia Política das Drogas Ilegais” e “África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos”.

Tinha experiência na área de Geografia no ensino médio e atuava nos seguintes temas: História da Geografia, Josué de Castro e Palestina.

Foi professor titular da PUC-Campinas de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro e Geografia Política. Lecionou geografia também no Colégio Pio XII e Colégio Notre Dame de Campinas.

Atualmente era professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Angra dos Reis.

Artigos relacionados

informativos

Mulheres organizam ato em Campinas contra o machismo e a perda de direitos

Movimentos organizados de mulheres de Campinas e região, em parceria com movimentos sociais, grupos independentes, sindicatos, partidos e diversos setores, estão organizando um ato para comemorar o Dia Internacional da

informativos 0 comentários

Grito dos Excluídos celebra 30 anos de resistência e luta por dignidade

Com o lema Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas será realizada no dia 7 de setembro, no

informativos 0 comentários

Caminhos da República – Campinas e Itu Séc. XIX

🎒 O Revisitando o Brasil, em parceria com a Agência @proximopasseio, convida para um tour guiado, que se desenvolverá sob a perspectiva do Brasil Republicano do século XIX e a

2 Comentários

  1. Marcelo Soares Pereira
    Novembro 10, 11:39 Resposta
    Prof. Rui foi meu professor de geopolítica no primeiro ano da faculdade de ciências sociais na Puc-campinas. Aulas memoráveis!!!

Deixe um comentário