Dia do Trabalhador marca luta de resistência contra retrocessos e perda de direitos
Cerca de 1500 pessoas compareceram à Praça de Esportes no DIC VI em Campinas, na tarde de ontem, 1º de maio, no ato político e cultural do Dia do Trabalhador para denunciar o ataque à democracia, que não é só contra o governo ou a presidenta, mas contra todos os trabalhadores brasileiros.
Participaram da atividade, representantes de vários movimentos sociais, sindicais, partidos políticos, centrais sindicais, políticos, entre outros setores da sociedade. As entidades protestaram em defesa dos direitos sociais e da democracia, contra os ajustes e os retrocessos na luta dos trabalhadores.
A Frente Brasil Popular – Campinas, organizadora do ato, acredita que caso Michel Temer (OMDB) assuma a presidência do país, seu projeto chamado de “Ponte para o Futuro” representará um duro golpe às conquistas históricas da classe trabalhadora. Somado a isso temos, atualmente, tramitando no Congresso Nacional, 55 projetos que propõem a retirada de direitos trabalhistas. Entre eles estão os projetos que instituem a terceirização; a reforma da previdência; a cobrança de mensalidades nas universidades públicas; a precarização das condições de trabalho do funcionalismo público; a prerrogativa do negociado sobre o legislado, ou seja, patrão e empregado “combinam” entre si acordos referentes ao salário, descanso semanal remunerado, pagamento de horas extras e outros itens, ignorando a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Além disso, temos visto o crescente desmonte do serviço público através de medidas privatistas na educação, saúde, etc.
As entidades que organizaram o ato expressaram sua preocupação com os rumos da política brasileira e foram unanimes em reafirmar a necessidade de unidade da classe trabalhadora para resistir à perda de direitos conquistados democraticamente.
Vale ressaltar que, a Apropucc é uma das entidades que integra a Frente Brasil Popular – Campinas e esteve no ato para somar forças na luta contra a precarização das condições de trabalho dos professores. Esteve presente ao ato a vice-presidente da entidade, Silvana Suaiden.
O ato político e cultural foi encerrado com o show da cantora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).
Artigos relacionados
Manifesto em repúdio à instalação de escolas cívico-militares
Na última sexta-feira (22), a Contee assinou um manifesto, produzido pelo Movimento Unificado de Educadores de Campinas e enviado pela coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee e diretora
Previsão Orçamentária e pauta da Campanha Salarial 2018 são aprovadas
Foi aprovada no último sábado, dia 25, a proposta de Previsão Orçamentária do Sinpro Campinas e Região para o exercício de 2018, apresentada pelo diretor tesoureiro, Herick Martin Velloso, o
A História da Riqueza do Homem
O professor, Coordenador-Técnico do CES, ex-Presidente da CONTEE e do SINPRO Campinas, Augusto César Petta, resenhou o livro do jornalista e escritor marxista norte-americano Leo Huberman intitulado “História da Riqueza


















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!