Dia do Trabalhador marca luta de resistência contra retrocessos e perda de direitos

1demaio2016

Apropucc na luta pela democracia ao lado juventude campineira

Cerca de 1500 pessoas compareceram à Praça de Esportes no DIC VI em Campinas, na tarde de ontem, 1º de maio, no ato político e cultural do Dia do Trabalhador para denunciar o ataque à democracia, que não é só contra o governo ou a presidenta, mas contra todos os trabalhadores brasileiros.

Participaram da atividade, representantes de vários movimentos sociais, sindicais, partidos políticos, centrais sindicais, políticos, entre outros setores da sociedade. As entidades protestaram em defesa dos direitos sociais e da democracia, contra os ajustes e os retrocessos na luta dos trabalhadores.

A Frente Brasil Popular – Campinas, organizadora do ato, acredita que caso Michel Temer (OMDB) assuma a presidência do país, seu projeto chamado de “Ponte para o Futuro” representará um duro golpe às conquistas históricas da classe trabalhadora. Somado a isso temos, atualmente, tramitando no Congresso Nacional, 55 projetos que propõem a retirada de direitos trabalhistas. Entre eles estão os projetos que instituem a terceirização; a reforma da previdência; a cobrança de mensalidades nas universidades públicas; a precarização das condições de trabalho do funcionalismo público; a prerrogativa do negociado sobre o legislado, ou seja, patrão e empregado “combinam” entre si acordos referentes ao salário, descanso semanal remunerado, pagamento de horas extras e outros itens, ignorando a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Além disso, temos visto o crescente desmonte do serviço público através de medidas privatistas na educação, saúde, etc.

1demaio2016_capa

Apropucc, Sinpro Campinas e UBM em defesa dos professores

As entidades que organizaram o ato expressaram sua preocupação com os rumos da política brasileira e foram unanimes em reafirmar a necessidade de unidade da classe trabalhadora para resistir à perda de direitos conquistados democraticamente.

Vale ressaltar que, a Apropucc é uma das entidades que integra a Frente Brasil Popular – Campinas e esteve no ato para somar forças na luta contra a precarização das condições de trabalho dos professores. Esteve presente ao ato a vice-presidente da entidade, Silvana Suaiden.

O ato político e cultural foi encerrado com o show da cantora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).

Artigos relacionados

Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre redução de carga horária

As Convenções e Acordos coletivos de trabalho proíbem a redução imotivada no número de aula dos (as) professores (as). Segundo os documentos, a redução de carga horária é apenas possível

Notícias

Manifesto em repúdio à instalação de escolas cívico-militares

Na última sexta-feira (22), a Contee assinou um manifesto, produzido pelo Movimento Unificado de Educadores de Campinas e enviado pela coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee e diretora

Notícias

APROPUCC integra comitiva de recepção à ministra da Ciência e Tecnologia

O diretor da APROPUCC, Vitor Barletta Machado, participou no fim de março (30/03), de uma recepção à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a qual contou também com

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!