Palestra: A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros

Na próxima quarta-feira (7), às 18h30, acontece a palestra “A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros”, com o historiador pela FFLCH/USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp, professor de Relações Internacionais e ex-Secretário Geral do Cebrapaz, Thomas de Toledo, no salão do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em Campinas.
Voltada aos dirigentes, assessores sindicais, funcionários das entidades e militantes que desejam compreender a atual conjuntura política e econômica em que o país está inserido, a palestra abordará os impactos sociais e os pontos críticos das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB).
Para o coordenador técnico do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), Augusto Petta, o objetivo é que a atividade possa esclarecer aos participantes a realidade nacional, em um contexto internacional, e como as medidas adotadas pelo governo poderá ser contra os interesses da classe trabalhadora.
“Começou com a aprovação de um projeto de terceirização e agora se discute as reformas, ambas dificultando ainda mais a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. São direitos que foram conquistados em várias décadas e que já vêm desde o momento do surgimento do sindicalismo brasileiro, com a industrialização do país. Esses direitos conquistados acabaram sendo consubstanciados na consolidação do trabalho, como a CLT, que agora com a reforma trabalhista recebe um duro golpe, na medida que o negociado vai sobrepor o legislado, e essa questão da reforma da previdência que faz com que os mais jovens tenham dificuldade para se aposentar. Por isso precisamos estudar, refletir e discutir esse cenário para ver saídas e tentar garantir pelo menos os direitos conquistados arduamente durante anos”, analisa Petta.
Inscrições gratuitas
A palestra é gratuita e as inscrições estão abertas. Para garantir a vaga o participante deverá enviar um e-mail para comunicacao@cesforma.org.br, com nome completo, nome da entidade a qual pertence, telefone e endereço eletrônico. São oferecidas 80 vagas, que serão preenchidas conforme ordem de inscrição.
A palestra é organizada pelo CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) em parceria com a Apropucc, o SEAAC e o Sinpro Campinas e Região.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTICOM) fica na Rua Barão de Jaguara, 704 – Centro – Campinas/SP.
Mais informações podem ser obtidas em www.cesforma.org.br ou pelo telefone (11) 3101-5120 ou (19) 98138-9001.
Confirme no Facebook a sua presença no evento: https://goo.gl/MvJFQs
palestra_thomas2
Fonte: Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho

Artigos relacionados

Notícias

Entidades divulgam Manifesto em Defesa da Escola Democrática

Entidades divulgam manifesto em defesa da escola democrática que faz uma dura crítica ao projeto de lei que pretende criminalizar a prática docente e transformar o espaço escolar num campo do

Notícias

10ª Bienal da UNE será em Fortaleza

A prévia da programação da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece de 29/01 a 1/02, em Fortaleza (CE), faz jus ao tema do evento, ”Feira da

Notícias

Anamatra defende autonomia dos juízes e dignidade da Justiça do Trabalho

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho divulgou segunda (30) Nota que defende a atuação da magistratura trabalhista, bem como sua autonomia técnica. A Nota, assinada pelo presidente

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!