Palestra: A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros

Na próxima quarta-feira (7), às 18h30, acontece a palestra “A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros”, com o historiador pela FFLCH/USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp, professor de Relações Internacionais e ex-Secretário Geral do Cebrapaz, Thomas de Toledo, no salão do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em Campinas.
Voltada aos dirigentes, assessores sindicais, funcionários das entidades e militantes que desejam compreender a atual conjuntura política e econômica em que o país está inserido, a palestra abordará os impactos sociais e os pontos críticos das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB).
Para o coordenador técnico do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), Augusto Petta, o objetivo é que a atividade possa esclarecer aos participantes a realidade nacional, em um contexto internacional, e como as medidas adotadas pelo governo poderá ser contra os interesses da classe trabalhadora.
“Começou com a aprovação de um projeto de terceirização e agora se discute as reformas, ambas dificultando ainda mais a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. São direitos que foram conquistados em várias décadas e que já vêm desde o momento do surgimento do sindicalismo brasileiro, com a industrialização do país. Esses direitos conquistados acabaram sendo consubstanciados na consolidação do trabalho, como a CLT, que agora com a reforma trabalhista recebe um duro golpe, na medida que o negociado vai sobrepor o legislado, e essa questão da reforma da previdência que faz com que os mais jovens tenham dificuldade para se aposentar. Por isso precisamos estudar, refletir e discutir esse cenário para ver saídas e tentar garantir pelo menos os direitos conquistados arduamente durante anos”, analisa Petta.
Inscrições gratuitas
A palestra é gratuita e as inscrições estão abertas. Para garantir a vaga o participante deverá enviar um e-mail para comunicacao@cesforma.org.br, com nome completo, nome da entidade a qual pertence, telefone e endereço eletrônico. São oferecidas 80 vagas, que serão preenchidas conforme ordem de inscrição.
A palestra é organizada pelo CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) em parceria com a Apropucc, o SEAAC e o Sinpro Campinas e Região.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTICOM) fica na Rua Barão de Jaguara, 704 – Centro – Campinas/SP.
Mais informações podem ser obtidas em www.cesforma.org.br ou pelo telefone (11) 3101-5120 ou (19) 98138-9001.
Confirme no Facebook a sua presença no evento: https://goo.gl/MvJFQs
palestra_thomas2
Fonte: Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho

Artigos relacionados

Notícias

A educação na Constituição mais democrática do país

Elaborada por parlamentares eleitos democraticamente e contando com a participação de entidades do movimento popular, a Constituição de 1988 foi a mais democrática da história brasileira e a mais detalhista

Notícias

Novo acordo proposto pela reforma trabalhista não beneficia professor

A nova lei trabalhista, sancionada dia 11 de novembro, não beneficia em nenhum ponto o trabalhador brasileiro.  Pelo contrário, o intuito da reforma é justamente retirar direitos da classe trabalhadora

Notícias

Para CNBB, Reforma da Previdência “escolhe o caminho da exclusão social”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta quinta-feira, dia 23 de março, uma nota sobre a Reforma da Previdência. No texto, aprovado pelo Conselho Permanente

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!