III Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores

O evento é uma ação multidisciplinar idealizada e organizada pela área de Educação da Fundacentro em parceira com profissionais das áreas de Comunicação e Epidemiologia e Estatística.

seminario_saude_professorObjetivo Propiciar a reflexão e o debate a partirda apresentação de resultados de pesquisas/intervenção sobre o assunto, de modo a subsidiar pesquisadores, professores/outros profissionais da educação, sindicalistas, agentes públicos, profissionais de SST e demais envolvidos a compreender a dinâmica do processo de saúde-doença que se manifesta entre os professores a atuar em prol de sua melhoria.

Público-alvo Pesquisadores, professores/outros profissionais da educação, sindicalistas, agentes públicos, profissionais de SST e demais interessados.

Organizadores Jefferson P. Silva – coordenador Cleiton F. Lima Cristiane O. Reimberg Ricardo L. Lorenzi

Data 15 de outubro de 2018

Local Fundacentro – Centro Técnico Nacional Rua Capote Valente, 710 – São Paulo

Inscrições e informações Serviço de Eventos www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos

Telefones: 11 3066.6323 ou 3066.6368

Programação

8h50 às 9h20 – Credenciamento 09h25 às 09h40

Abertura Sessão 1. O trabalho do professor (questões do cotidiano de trabalho dos professores).

9h45 às 10h30 – A BNCC e suas possíveis repercussões sobre o trabalho dos professores (Dr. Eduardo D. Girotto, professor do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, coordenador do Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemadi-USP) e membro da Rede Escola Pública e Universidade (Repu).

10h35 às 11h15 – Violência na escola: determinantes e formas de manifestação (Prof. Me. Wilson Teixeira, supervisor de ensino da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo).

11h20 às 12h00 – Violência na escola: possibilidades de intervenção na experiência de trabalho com a justiça restaurativa (Profª. Sonia M. Visotto, coordenadora local do projeto Justiça Restaurativa em escola da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo).

12h00 às 12h20 – Perguntas 12h20 às 13h40 – Almoço Sessão 2. A saúde dos professores (questões de saúde relacionadas ao trabalho).

13h45 às 14h45 – Saúde mental e trabalho: o caso dos profissionais do ensino (Dra. Edith Seligmann-Silva, psiquiatra, professora aposentada da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da FGV/Eaesp).

14h50 às 15h50 – O Protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho/DVRT (Dra. Léslie Picolotto Ferreira, professora do Departamento de Fonoaudiologia da PUC/SP e coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da mesma universidade, participante da proposição e organização do DVRT).

15h55 às 16h40 – O (des)prestígio dos professores: mitos, certezas e perspectivas (um problema de saúde moral) Dr. Jefferson Peixoto – tecnologista e coordenador do projeto Trabalho e Saúde dos Professores da Fundacentro).

16h40 às 17h20 – Debate (Dr. Jefferson Peixoto – coordenador; Dr. Eduardo Girotto, Me. Wilson Teixeira, Profa. Sonia M. Visotto, Dra. Edith Seligmann-Silva, Dra. Léslie P. Ferreira – Palestrantes). 17h20 às 17h30 – Encerramento (coordenador do evento).

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

informativos

TST avalia dia 6 de fevereiro aplicação de reforma trabalhista

O Tribunal Superior do Trabalho vai definir, a partir de 6 de fevereiro, sobre a validade de pontos da nova lei trabalhista (Lei no 13.467/2017), que entrou em vigor no

informativos

Saiba as datas das negociações da Campanha Salarial 2018

Campanha Salarial 2018: Negociações na Educação Superior Datas: 19/02 e 26/02 – As rodadas de negociações na Educação Superior já começaram. Todas as segundas-feiras a comissão da Fepesp, formada por

informativos

Brasil caminha na contramão do cumprimento dos objetivos da ONU

Neste mês (11), cerca de 40 entidades da sociedade civil, integrantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, divulgaram o Relatório Luz 2018. A publicação traz os

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!