III Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores
O evento é uma ação multidisciplinar idealizada e organizada pela área de Educação da Fundacentro em parceira com profissionais das áreas de Comunicação e Epidemiologia e Estatística.
Objetivo Propiciar a reflexão e o debate a partirda apresentação de resultados de pesquisas/intervenção sobre o assunto, de modo a subsidiar pesquisadores, professores/outros profissionais da educação, sindicalistas, agentes públicos, profissionais de SST e demais envolvidos a compreender a dinâmica do processo de saúde-doença que se manifesta entre os professores a atuar em prol de sua melhoria.
Público-alvo Pesquisadores, professores/outros profissionais da educação, sindicalistas, agentes públicos, profissionais de SST e demais interessados.
Organizadores Jefferson P. Silva – coordenador Cleiton F. Lima Cristiane O. Reimberg Ricardo L. Lorenzi
Data 15 de outubro de 2018
Local Fundacentro – Centro Técnico Nacional Rua Capote Valente, 710 – São Paulo
Inscrições e informações Serviço de Eventos www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos
Telefones: 11 3066.6323 ou 3066.6368
Programação
8h50 às 9h20 – Credenciamento 09h25 às 09h40
Abertura Sessão 1. O trabalho do professor (questões do cotidiano de trabalho dos professores).
9h45 às 10h30 – A BNCC e suas possíveis repercussões sobre o trabalho dos professores (Dr. Eduardo D. Girotto, professor do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, coordenador do Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemadi-USP) e membro da Rede Escola Pública e Universidade (Repu).
10h35 às 11h15 – Violência na escola: determinantes e formas de manifestação (Prof. Me. Wilson Teixeira, supervisor de ensino da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo).
11h20 às 12h00 – Violência na escola: possibilidades de intervenção na experiência de trabalho com a justiça restaurativa (Profª. Sonia M. Visotto, coordenadora local do projeto Justiça Restaurativa em escola da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo).
12h00 às 12h20 – Perguntas 12h20 às 13h40 – Almoço Sessão 2. A saúde dos professores (questões de saúde relacionadas ao trabalho).
13h45 às 14h45 – Saúde mental e trabalho: o caso dos profissionais do ensino (Dra. Edith Seligmann-Silva, psiquiatra, professora aposentada da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da FGV/Eaesp).
14h50 às 15h50 – O Protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho/DVRT (Dra. Léslie Picolotto Ferreira, professora do Departamento de Fonoaudiologia da PUC/SP e coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da mesma universidade, participante da proposição e organização do DVRT).
15h55 às 16h40 – O (des)prestígio dos professores: mitos, certezas e perspectivas (um problema de saúde moral) Dr. Jefferson Peixoto – tecnologista e coordenador do projeto Trabalho e Saúde dos Professores da Fundacentro).
16h40 às 17h20 – Debate (Dr. Jefferson Peixoto – coordenador; Dr. Eduardo Girotto, Me. Wilson Teixeira, Profa. Sonia M. Visotto, Dra. Edith Seligmann-Silva, Dra. Léslie P. Ferreira – Palestrantes). 17h20 às 17h30 – Encerramento (coordenador do evento).
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Rabeca Cultural discute “Percursos de Modernidade em Campinas”
A Rabeca Cultural e o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” convidam para a videoconferência “Percursos de Modernidade em Campinas”. Esse encontro será conduzido pela Profª Drª
Documentários : “Lutas Revolucionárias que Mudaram a História”
Neste 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Apropucc disponibiliza uma coletânea de vídeos documentários sobre as “Lutas Revolucionárias que Mudaram a História”. Nossa intenção é fomentar
Candidatos a vereador do PSDB, DEM, PV, PT e PSDC participaram de sabatina
Na quinta-feira à noite (22) aconteceu a terceira sabatina com os candidatos à Câmara Municipal de Campinas. O encontro, sob o tema, “O Legislativo e as Políticas Públicas para a
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!