Projeto Revisitando o Brasil da Rabeca cultural debaterá “São Paulo fim do século: os construtores da cidade 1870 – 1914”

A Rabeca Cultural convida para a conferência online do projeto “Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local.” com o tema “São Paulo fim do século: os construtores da cidade 1870 – 1914”. Esse encontro será conduzido pelo Prof. Dr. Lindener Pareto Jr, na sábado (31/10), das 10 às 11h30, pela plataforma virtual Zoom.

Lindener apresentará a história da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o XX, a partir de sujeitos pouco conhecidos ou nunca estudados: mestres de obras, engenheiros, arquitetos, “escravos pedreiros”, dentre outros.

Com um olhar para o cotidiano das ruas, casas, armazéns, repartições públicas, canteiros de obras e fábricas, a aula oferecerá uma reflexão sobre o imaginário urbano dos paulistanos, assim como importantes elementos da vida nas cidades contemporâneas.

A curadoria desse encontro virtual é do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos.

 

Breve Currículo

P Prof. Dr. Lindener Pareto Jr é Historiador pela USP, Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP e professor de História Contemporânea na PUC-Campinas.

 

Mais informações

O investimento é de R$ 30 e as inscrições e informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (19) 99720-6186 com Kha Machado.  O acesso ao vídeo gravado será de R$ 40,00.

 

Parcerias

Assuma Sustentabilidade, CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas) e Grupo de Pesquisa de “História das Religiões e Religiosidades no Brasil” vinculado ao Programa de Pós Graduação  das Ciências da Religião da PUC Campinas.

 

Apoios

Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Campinas) e site campinas.com.br.

 

Fonte: Facebook Rabeca Cultural

WhatsApp Image 2020-10-27 at 09.23.40

Artigos relacionados

informativos

1917: o nascimento do futuro

Há 100 anos o mundo foi sacudido e posto de pernas para o ar. Em um lugar remoto do planeta, num país atrasado economicamente, mergulhado em uma guerra, com os

informativos

Formação Política e Sindical está na pauta da entidade

O presidente da Apropucc, Ednilson Arendit e as diretoras Eliane Rosandiski e Liliana Lima, junto da vice presidenta do Sinpro, Daniela Zancheta participam do “Curso Nacional de Atualização Política e Sindical:

informativos

IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia. Desta

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!