Fepesp | Manifesto pela vida dos profissionais de Educação

“A pandemia de Covid-19 que assola o mundo coloca em xeque o direito mais importante e elementar da humanidade: o direito à vida.
Para preservá-la, todas a medidas devem ser tomadas. É preciso deter o novo coronavírus. E a maneira de fazê-lo, enquanto não há vacinas disponíveis para todos, é conter a circulação de pessoas e restringir radicalmente todas as situações que favoreçam o contágio.

Por isso, manter as escolas fechadas e dar continuidade às atividades educacionais de forma remota é imprescindível, pois a concentração de pessoas nas unidades escolares facilita a infecção, e a realidade de escolas públicas e privadas é que não oferecem as condições estruturais e pessoal em número suficiente para o cumprimento dos protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde em nível internacional.

Mesmo reconhecendo a existência de 741 casos de infecção – considerando a subnotificação – em escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas no estado de São Paulo, o secretário estadual da Educação mantém uma posição irresponsável e insana, recusando-se a suspender as atividades presenciais. Da mesma forma procede o secretário municipal da Educação na cidade de São Paulo e, lamentavelmente, outros governos municipais.

As entidades abaixo assinadas, as que apoiam e as que participam da greve em defesa da vida, cumprimentam as dezenas de prefeitos que já suspenderam aulas presenciais em seus Municípios, demonstrando respeito para com a população e compromisso com a vida de seus cidadãos.

Repudiamos, de forma ainda mais veemente, as atitudes do presidente Bolsonaro, do governo do Estado de São Paulo, do prefeito da cidade de São Paulo, e de outros governadores e prefeitos que agem ativamente no sentido de colocar em risco de forma consciente e irresponsável a vida de professores, estudantes, funcionários e seus familiares, contribuindo para que se mantenha a média de contágios e óbitos em níveis altíssimos, tornando o nosso país um dos epicentros da pandemia.

O retorno às escolas somente será possível com a vacinação e com segurança sanitária nas unidades escolares. Todas as autoridades e agentes públicos que contribuem para a expansão da pandemia e para a ocorrência de mais contágios e mais mortes, serão responsabilizadas.

Estamos em luta e assim nos manteremos, pois sabemos que a aprendizagem se recupera. Vidas não”. 

manifesto-pela-vida-1_fepesp

manifesto-pela-vida-2_fepesp

Copie, distribua, compartilhe em suas redes, com seus amigos, colegas, vizinhos!

 

Fonte: Fepesp

 

Artigos relacionados

informativos

Brasil caminha na contramão do cumprimento dos objetivos da ONU

Neste mês (11), cerca de 40 entidades da sociedade civil, integrantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, divulgaram o Relatório Luz 2018. A publicação traz os

informativos

Coronavírus: Comunicado da Apropucc – 30/03/20

Comunicado da Apropucc com avaliação e orientação sobre a primeira semana de aulas suspensas e com atividades remotas.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!