Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia Egberto Gismonti e Marisa Rezende

O V Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) será realizado no período de 20 a 24 de março, em Campinas. A programação reúne atividades em diferentes pontos da cidade, como a Unicamp, o Instituto CPFL e o Teatro Municipal José de Castro Mendes. Esta edição presta homenagens a Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois grandes nomes da música contemporânea no Brasil, e que estarão presentes durante os cinco dias do evento.

Os concertos de abertura e encerramento terão participações especiais. A abertura será no dia 21 de março, no Instituto CPFL, com apresentação do Quarteto Radamés Gnattali & Convidados, seguido de um bate papo com os homenageados: Egberto Gismonti e Marisa Rezende. Já o encerramento está agendado para o dia 24 de março, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, uma das mais antigas do Brasil.

Os recitais comentados pelos próprios homenageados serão realizados nos dias 22 e 23 de março, sempre às 20h, também no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Estas atividades são oportunidades de ouvir Egberto Gismonti e Mariza Rezende falarem pessoalmente sobre suas obras, são momentos de grande aprendizado sobre o processo criativo dos compositores e uma oportunidade única de proximidade com estes mestres da música.

Egberto Gismonti e Mariza Rezende
                                                                                                                                                     Egberto Gismonti e Mariza Rezende

 

No Instituto de Artes (IA) da Unicamp são realizadas principalmente as mesas redondas e atividades relacionadas às pesquisas acadêmicas, com apresentação dos projetos selecionados pelo Comitê Científico. Ao todo, foram selecionados 13 projetos, com comunicações orais e apresentações artísticas voltadas às obras dos homenageados.

Além disso, o FMCB realiza todos os anos a Mostra Musical Beneficente, uma intervenção musical junto aos pacientes do Centro Infantil Boldrini, com atividades de musicoterapia como forma de auxiliar o tratamento de saúde por meio da música.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do festival.

FMCB 

Com uma estrutura inovadora unindo pesquisa e performance, o festival se tornou um dos eventos culturais mais importantes da cidade de Campinas, reunindo músicos de todo o Brasil e do exterior em homenagem à música contemporânea brasileira em produção atual no país. Na edição de 2017 participaram 26 universidades, 240 cidades representadas e mais de 500 mil pessoas alcançadas, presencialmente, online ou pelas redes sociais.

Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações e oportunidade de contato com estes compositores que além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras, detalhes e curiosidades de sua criação, inspirando outros músicos e trocando experiência.

 Fonte: Portal da Unicamp

Artigos relacionados

informativos 0 comentários

Bolsonaro quer que o MEC forme analfabetos políticos

Na posse do novo ministro da Educação, o economista e professor Abraham Weintraub, nesta terça-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou como um dos objetivos da pasta desestimular o

informativos

Professores que não receberam as férias na data correta devem procurar o Sinpro

A CLT e as Convenções Coletivas de Trabalho dos Professores determinam o pagamento do salário de férias e o adicional de 1/3 em até 48 horas antes do início das

informativos

Manual de defesa contra a censura nas escolas

Diante do avanço dos ataques aos professores, diversas entidades da educação e dos direitos humanos decidiram elaborar o “Manual de Defesa Contra a  Censura nas Escolas”. A intenção é orientar

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!